Os ataques aos povos originários, tradicionais e a violação do direitos humanos no Brasil e na América Latina serão a pauta do III Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel, Direito da UFPel e Direito e Justiça Social da FURG. O evento, que terá transmissão pelo canal do PPG do Direito da UFPel no Youtube, ocorre nos dias 30 de setembro e 1° de outubro.
O Colóquio quer analisar de forma crítica a violação dos direitos humanos às populações originárias e tradicionais, uma vez que se constata no contexto nacional, dinâmicas históricas da colonialidade do poder alicerçada na violência sistemática, explica um dos organizadores do evento e professor da Católica, César Augusto Costa. “Discutir tais questões indicam a pertinência dos Direitos Humanos, cuja perspectiva passa pelo reconhecimento de “sujeitos negados” de direitos”, afirma o docente.
Nesta edição o Colóquio contará com palestrantes de instituições nacionais e internacionais, entre elas um dos mais importantes estudiosos sobre os povos das florestas, o professor e doutor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Walter Porto-Gonçalves. Também estão previstas conferências com a docente da Unimagdalena da Colômbia, professora Isabela Figueroa, com o professor Celso Sánchez da UNIRIO, professora Fernanda Bragato da UNISINOS, e professor Ricardo Pazello da UFPR.
Conferências
30/09
19h - “O contexto atual de violência aos Povos da floresta”
01/10
10h - "Questão ambiental desde o sul e a luta dos Povos originários”
19h - "Direitos Humanos e Direito Insurgente: os ataques aos Povos indígenas"
Na tarde do dia 1°, às 14h, ocorrem as apresentações dos Grupos de Trabalho.
O III Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos é aberto a alunos de pós-graduação, graduação e comunidade acadêmica em geral interessada na discussão. Quem quiser acompanhar como ouvinte pode se inscrever até dia 30 de setembro pelo site do próprio evento.
Redação: Alessandra Senna