A VIII Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) acontece de 24 de agosto a 6 de outubro no formato remoto. Voltado a educadores de escolas localizadas na Zona Sul do Estado, o evento terá como tema nesta edição ‘Paulo Freire: Como pensar a educação popular e as novas relações campo e cidade’.
Como em edições anteriores, o JURA é promovido pelas universidades e instituições de ensino da região. Palestras, desenvolvimento de projetos na área da educação popular, socialização de experiências, oficinas e atividades de formação compõem a programação, que terá parte transmitida pelo Youtube via Canal do Instituto Mário Alves.
Neste ano, mais de 40 universidades brasileiras realizam o evento reconhecido pelo comprometimento com questões agrárias, violência no campo (tendo como marco os 25 anos do Massacre de Eldorado de Carajás) e o legado do educador Paulo Freire.
“As ações e atividades que integram a JURA, organizadas coletivamente e realizadas em diferentes espaços educativos, tanto em escolas quanto IFs e universidades, permitirão ampliar e qualificar o diálogo sobre o tema, bem como aproximar essas diferentes instituições e os atores envolvidos neste processo”, explica a integrante do evento, Solaine Gotardo.
A programação da JURA inclui debates (em formato de lives), atividades culturais, uma ação de formação de professores e oficinas direcionadas a estudantes de Ensino Fundamental e Médio das escolas da região, em especial, Pelotas, Jaguarão, Piratini e Canguçu. Além de professores e alunos, também participam da programação representantes indígenas e quilombolas.
Parte da programação será transmitida pelo Canal do Instituto Mário Alves (IMA) no Youtube. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail formacaoprofessoresjura@gmail.com
24/08
19h - Live de abertura: Educação Popular e Reforma Agrária: o que Paulo Freire nos deixou?
A Reforma Agrária Popular e a questão do território - Salete Campigotto (Instituto EDUCAR/ Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Antônio Leonel Rodrigues Soares (Comunidade Quilombola Vó Elvira - Pelotas/RS) e Cacica Talcira Gomes (Povo Mbya Guarani, Tekoa Pará Rokê - Rio Grande/RS)
A Reforma Agrária e sua relação com a Educação Popular de Paulo Freire. Maria da Graça Souza (Dra. em Educação e professora da Rede Pública Estadual) e Profa. Eliane Muller (Escola Estadual de Ensino Fundamental Oziel Alves Pereira)
31/08
9h - 1º Encontro: Palestra com a Profa. Dra. Isabela Camini (Integrante do Setor de Educação do MST e Doutora em Educação/UFRGS)
Atividade de formação para educadores/as que atuam nas escolas do Território Zona Sul do RS: Paulo Freire: como pensar a Educação Popular e as novas relações campo e cidade?
01/09 a 29/09
Desenvolvimento de projetos de educação popular nas escolas pelos educadores e educadoras participantes
30/09
9h - 2º encontro: Socialização das experiências realizadas nas escolas
Atividade de formação para educadores/as que atuam nas escolas do Território Zona Sul do RS: Paulo Freire: como pensar a Educação Popular e as novas relações campo e cidade?
Ações da Campanha de Plantio de Árvores: “Plantemos a resistência: contra o genocídio e os despejos!”
24/08 a 6/10
Realização de Oficinas em escolas de Educação Básica da região
“Quem foi Paulo Freire e por que ele é o patrono da educação brasileira?” (PIBID História/UFPel)
“Por que é importante lembrar dos 25 anos do massacre de Eldorado de Carajás?” (PIBID História/UFPel)
“Agroecologia: o que defendemos?” (EFASUL)
6/10
19h - Live de encerramento: Jornada em Defesa da Reforma Agrária Rio Grande do Sul - Centenário de Paulo Freire: quais as experiências de Educação Popular no RS?
Profa. Dra. Carla Crivellaro (Educação do Campo/ Licenciatura/UNIPAMPA - Dom Pedrito/ RS)
Profa. Dra. Patrícia Lovatto (LEdoC/ FURG - São Lourenço do Sul/RS)
Prof. Dr. Emerson Neves da Silva (NIPEAS/UFFS)
Prof. Dr. Antonio Marcos Teixeira Dalmolin (LEdoC/FACED/UFRGS)
Profa. Dra. Vania Grim Thies (FAE/UFPel)
Promovem o evento as instituições: Universidade Católica de Pelotas (UCPel), via grupos de pesquisa: Questão Agrária, Urbana e Ambiental/ Observatório dos Conflitos da Cidade, Grupo de Pesquisa Emancipação, Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativa; Cáritas Arquidiocesana de Pelotas; Colégio Municipal Pelotense (Pelotas/RS); Escola Estadual de Ensino Fundamental Oziel Alves Pereira (Canguçu/RS); Escola Estadual de Ensino Médio Areal (Pelotas/RS); Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Adão Pretto (Piratini/RS); Escola Estadual de Ensino Médio Hermes Pintos Afonso (Jaguarão/RS); Escola Família Agrícola da Região Sul (Canguçu/RS); IFSUL - Campus Avançado Jaguarão; IFSUL - Campus Pelotas; Instituto de Estudos Políticos Mário Alves; Núcleo de Etnologia Ameríndia (UFPel); PIBID História (UFPel); Universidade Federal de Pelotas; Universidade Federal do Pampa (Curso de História/ Campus Jaguarão).
Redação: Rita Wicth - MTB 14101