/ Notícias / Vídeo produzido por aluna da Católica é o melhor em categoria do Intercom
Vídeo produzido por aluna da Católica é o melhor em categoria do Intercom
17.09.2008 | 00:00
Vídeo produzido por aluna da Católica é o melhor em categoria do Intercom

O vídeo "Silagem de colostro: Ciência e Tecnologia em Prol do Pequeno produtor de Leite", produzido pela acadêmica do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Maíra Carneiro Bittencourt, foi o primeiro colocado na Categoria Audiovisual, modalidade Científico do Expocom Nacional. A Mostra de Pesquisa Experimental integra o congresso da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação) , ocorrido no início do mês, em Natal, Rio Grande do Norte.

O trabalho, orientado pelo professor Marco Medronha, foi selecionado em maio, durante a realização do Expocom Sul, a etapa regional da mostra. O material aborda em detalhes a silagem do colostro, técnica desenvolvida pela médica veterinária Mara Helena Salffed que reutiliza o leite produzido no período de quatro a cinco dias após o parto, até então descartado. No vídeo, a veterinária explica como produzir e utilizar o colostro. Maíra atribui a premiação ao fato da reportagem ser uma verdadeira aula didática para os produtores. “Essa categoria em que concorri é destinada para divulgação de ciência e tecnologia e o vídeo explora bem essa questão”, comenta.

De acordo com Maíra, a matéria impressionou os jurados pelo fato de gerar renda aos produtores. A acadêmica destacou que as cenas e a produção do vídeo criaram uma aproximação com os trabalhadores rurais. “O estilo do meio rural e as músicas do nativismo rio-grandense foram o pano-de-fundo para mostrar a silagem do colostro”. A aluna também avaliou a importância da premiação para seu futuro profissional. “Acredito que o prêmio é uma oportunidade grande de divulgação do meu trabalho enquanto acadêmica e também é um título bem importante para enriquecer o currículo”.

Reportagem concorre a mais um prêmio
O vídeo representa a Católica em mais uma mostra de trabalhos experimentais, o Set Universitário, realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), entre os dias 22 e 24 de setembro. Na competição, o trabalho concorre na categoria Jornalismo, subcategoria Reportagem de TV. Além desse, outros sete projetos de Maíra representam a UCPel.

Depois de ser primeira colocada no Expocom Nacional, as expectativas em uma possível premiação no Set são grandes, mas a acadêmica prefere ter cautela. “Eu estou me inscrevendo para participar, agora, quanto a ganhar algum prêmio, é melhor não criar muita expectativa, porque o Set é muito conhecido, muitas pessoas participam e os trabalhos geralmente são de boa qualidade. Claro que eu tenho aqueles dentre os oito que aposto mais, que acredito que tenham mais chance, mas é melhor esperar para ver, por enquanto é ficar na torcida”.

Experiência deste o início da graduação
Todos os trabalhos que Maíra está levando para o Set são audiovisuais. De acordo com ela, a paixão pelo telejornalismo, que tinha antes mesmo de ingressar no curso, pôde ser colocada em prática desde o primeiro semestre na Universidade, quando procurou a TV UCPel para estagiar na área. A participação na emissora durou um ano e meio. E foi deste período que Maíra garante ter adquirido base para atuar na área e produzir os vídeos que hoje são destaques em mostras de trabalhos universitários.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?