No início da Semana Santa, a comunidade pode rememorar na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) um dos maiores mistérios da Igreja: a interpretação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Com início na Capela do Campus I, a 3ª Via Sacra encenada foi realizada na terça-feira (19), percorrendo o pátio e o saguão do prédio. A encenação mostrou as 15 estações vividas por Jesus e chamou a atenção da comunidade acadêmica.
Em cada estação, meditações e cantos refletiram o que foi vivido na Quaresma e na Campanha da Fraternidade deste ano: cuidados com a vida no Planeta. Nesta terceira edição, a Via Sacra teve um caráter mais contemplativo do que participativo. “A proposta é acompanhar as cenas, ver como aconteceu e mergulhar mais profundamente no amor de Jesus”, ressaltou o capelão da UCPel, padre João Batista Storck. Segundo ele, as pessoas devem sentir-se tocadas por esse amor de Deus.
O diretor do Centro Politécnico, Paulo Guterres, acompanha desde a primeira Via Sacra encenada na UCPel e avalia que neste ano consegue visualizar melhor como tudo ocorreu. Para ele, é importante dar testemunho no ambiente da Universidade. “Através da encenação, pensamos e refletimos os valores. Isso é importante, pois vivemos de um modo que o servir é deixado de lado pelo poder”, ressaltou. Segundo Guterres, quando se consegue atingir o coração de algumas pessoas, é suficiente.
Para a acadêmica do sétimo semestre do curso de Ciências Biológicas da UCPel, Cínthia Gomes Espinosa, o momento é de demonstração de fé. “É uma emoção. É o ápice da nossa fé”, disse Cínthia, ao participar pela primeira vez da atividade. “Podia ter muito mais participação da comunidade acadêmica. As pessoas tem um certo receio de se aproximar”, avaliou.
Com o objetivo de evangelizar, jovens e adultos da Comunidade Eclesial da Trindade realizaram a encenação pela terceira vez na UCPel. A Via Sacra é uma promoção da Capelania Universitária.
Trindade realiza Via Sacra
A Comunidade Eclesial da Trindade, na Cohab Tablada, realiza nesta Sexta-Feira Santa (22) sua tradicional Via Sacra Encenada, que este ano chega à sua 20ª edição. O evento será às 19h30min, com saída da avenida Leopoldo de Souza Soares, em frente à Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Antônio Leivas Leite.