A hermenêutica, como método fundamental da interpretação, reunirá em evento on-line a VI Semana Filosófica e a I Semana Teológica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). De 10 a 14 de maio, o encontro receberá pesquisadores do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Piauí em cinco palestras. A atividade será transmitida pelo canal do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Filosofia (LEPFil) no Youtube.
Considerada uma temática bastante atual, explica o coordenador do curso de Filosofia, professor Paulo Gubert, a hermenêutica permite a construção de pontes de diálogo entre as duas áreas do saber. “É um método fundamental tanto para o fazer filosófico quanto para o teológico”, avalia o docente.
Cinco palestras compõem a programação do evento, que contará com transmissão ao vivo a partir das 19h30 pelo perfil do LEPFil no Youtube. A Semana é gratuita e aberta para estudantes, pesquisadores, professores, comunidade acadêmica e comunidade externa. O link para as inscrições será disponibilizado no dia e horário das palestras.
A Semana Filosófica e Teológica é promovida pelos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia e pelo curso de Teologia do Instituto Superior de Formação Humanística (ISFM/UCPel). Confira a programação das palestras:
10/05 - 19h30 às 21h30 - Hermenêutica e solidariedade. Palestrante: Prof. Dr. Luiz Rohden (Unisinos)
11/05 - 19h30 às 21h30 - Teologia e Hermenêutica na pós-modernidade. Palestrante: Prof. Dr. Geraldo dos Reis Maia (Arquidiocese de Uberaba)
12/05 - 19h30 às 21h30 - A sinceridade do Dizer em Lévinas e a questão da escritura a partir do Fedro de Platão. Palestrante: Prof. Dr. Edvaldo Antônio de Melo (Faculdade Dom Luciano Mendes)
13/05 - 19h30 às 21h30 - O logos hermenêutico em Teologia. Palestrante: Prof. Dr. Tiago de Fraga Gomes (PUCRS)
14/05 - 19h30 às 21h30 - O trágico da ação na Ética Hermenêutica de Paul Ricoeur. Palestrante: Prof. Dr. José Vanderlei Carneiro (UFPI)
Redação: Rita Wicth - MTB 14101