/ Notícias / VI Jornada de Psiquiatria e Psicologia Médica da UCPel aborda o Setembro Amarelo
VI Jornada de Psiquiatria e Psicologia Médica da UCPel aborda o Setembro Amarelo
29.08.2023 | 10:25 | #medicina #psicologia
VI Jornada de Psiquiatria e Psicologia Médica da UCPel aborda o Setembro Amarelo

A VI Jornada de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) acontece entre os dias 12, 13 e 14 de setembro. Com uma programação de palestras e trabalhos científicos, o evento convida acadêmicos e profissionais da saúde com atuação em saúde mental para participação. A jornada acontecerá no auditório Dom Antônio Zattera, a partir das 19h. 

  Organizado pela Liga Acadêmica de Psiquiatria  (Lapsi) da UCPel, as palestras e trabalhos visam abordar temas que tangem o mês do Setembro Amarelo — mês de valorização à vida e prevenção do suicídio. Também será ressaltada a importância da saúde mental no meio acadêmico com apresentação de atualizações na psiquiatria.

Profissionais de diversas áreas da saúde e comportamento estão entre os convidados palestrantes. A primeira fala será do docente da UCPel Augusto Bittencourt, que tratará sobre atitudes que podem ser tomadas diante de uma crise suicida. Confira a programação completa abaixo. 

A inscrição para participação da jornada pode ser feita através do formulário. Interessados em submeter trabalhos têm até o dia 5 de setembro para fazê-lo. O evento gera certificado emitido pela UCPel e maiores informações podem ser obtidas através do perfil da Lapsi nas redes sociais ou pelo e-mail lapsi@ucpel.edu.br.

Programação completa

Terça-feira - 12/9

 


19h45 - Setembro Amarelo, precisamos falar sobre o que fazer diante de uma crise suicida - prof. Dr Augusto Bittencourt 


20h30 - Atenção à saúde mental do educador e acadêmicos - profa. Dra Nayhany Araújo e Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE/UCPel)


20h45 - Coffee Break


21h30 - Populações vulneráveis: saúde mental LGBTQIAP+ - profa Dra Daiana Canabarro e prof Dr Hudson Carvalho 


Quarta-feira - 13/9

13h30 - Apresentação de Trabalhos


19h às 19h45 - Transtorno Afetivo Bipolar na infância e adolescência - prof. Dra. Karen Jansen e prof. Dr. Luciano Dias. 


19h45 às 20h30 - O amor é uma forma de insanidade socialmente aceitável?: Um ensaio com o filme her de Spike Jonze e outras obras audiovisuais - prof. D. Gustavo Rosa e Dr. Gabriel Campos 


20h30 às 20h45 - Coffee Break 


20h45 às 21h30 - Emergências Psiquiátricas - prof Dra Martha Abuchaim e Dra Juliana Argenton 


Quinta-feira - 14/9  

19h às 20h15 - Abordagem multidisciplinar dos transtornos alimentares - Gabriela Cunha, Elisa Resmini, Dra Juliana Chaves e Dra Rafaela Miquelarena


20h15 às 20h30 - Coffee Break 


20h30 às 21h15 - Saúde mental nas redes sociais - Dra Natália Barreto e Dr Lucas Pierobom 


21h15 às 21h30 - Encerramento e premiações


Redação: Lucia Ippolito

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?