/ Notícias / Vestibular EAD da UCPel oferta 5 formas de ingresso
Vestibular EAD da UCPel oferta 5 formas de ingresso
27.07.2020 | 10:23 | #institucional #vestibular
Vestibular EAD da UCPel oferta 5 formas de ingresso

A principal característica do ensino superior a distância é permitir que o estudante possa cursar uma faculdade sem a necessidade de ir até o campus universitário. Basta ter acesso à internet, seja por computador, tablet ou até mesmo smartphone, que é possível assistir às aulas e acessar os conteúdos. Esse fator, além da comodidade, permite que moradores de regiões sem cobertura de alguma universidade possam seguir com seus estudos, em busca do sonhado diploma.

A UCPel tem ampliado a atuação no ensino a distância nos últimos anos, e atualmente oferece 21 cursos, nas modalidades EAD, nos quais o aluno só precisa comparecer à instituição para prestar as provas, e no semipresencial, em que o estudante faz as aulas teóricas em casa e as práticas na universidade. É o caso do curso de Engenharia Elétrica, por exemplo.

As aulas do EAD UCPel ocorrem por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço online onde são disponibilizados vídeos, apostilas e demais materiais usados pelos alunos. Vale ressaltar que os professores do EAD UCPel são os mesmos do presencial, garantindo a qualidade do ensino. Quanto à carga horária e conteúdo programático dos cursos, estes também são iguais aos dos cursos presenciais, assegurando ao estudante o mesmo diploma para ambas as modalidades.

Nos últimos anos, houve um crescimento expressivo no ensino a distância em todo o país, e, em especial, no Rio Grande do Sul. Em 2018, um terço dos estudantes que se formaram em universidades privadas no Estado eram oriundos de cursos EAD. No mesmo ano, o total de vagas oferecidas pelo ensino a distância no país foi superior ao presencial. Os dados são do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Existem cinco formas de ingressar nos cursos EAD da UCPel: vestibular online, em que o estudante realiza uma redação diretamente de casa, transferências de outras instituições de ensino, estudantes que já possuam um diploma e queiram fazer a segunda graduação, ex-alunos da UCPel e através do uso da nota do Enem (a partir de 2009). Interessados, podem conferir os detalhes no site https://ead.ucpel.edu.br/como-ingressar-ead

Embora o foco do EAD seja possibilitar uma graduação sem a necessidade de encontros presenciais frequentes, a UCPel oferece aos estudantes dessa modalidade toda a estrutura física da instituição, desde bibliotecas até laboratórios.

Com 59 anos de história, a Universidade Católica de Pelotas é uma das instituições com maior prestígio do Sul do Brasil. Com uma trajetória marcada pela excelência de ensino e nota máxima do MEC, forma todos os anos profissionais aptos a trabalharem nas principais empresas do Brasil e do mundo.