/ Notícias / Vestibular de Verão 2017 da UCPel transcorre com normalidade
Vestibular de Verão 2017 da UCPel transcorre com normalidade
27.11.2016 | 14:04 | #vestibular
Vestibular de Verão 2017 da UCPel transcorre com normalidade
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou neste domingo (27)  mais uma edição do seu Vestibular de Verão. Cerca de 3 mil candidatos estão na disputa de 955 vagas, distribuídas entre 21 cursos de graduação. A abstenção ficou em torno de 8% e a prova transcorreu dentro da normalidade. 


A intensa movimentação no Campus I da UCPel iniciou por volta das 6h30min. Um quiosque em frente ao prédio principal foi montado para recepcionar os candidatos e excursões de outras cidades. Vestibulandos de estados como Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, além de diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, vieram prestar prova na Instituição.

Como nos anos anteriores, o curso mais concorrido foi o de Medicina, com 20 candidatos por vaga. Na sequência, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia e Odontologia foram as graduações que mais receberam inscrições. A prova se iniciou às 8h e foi composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Os temas da redação trataram sobre os novos formadores de opinião para a juventude, consumo abusivo de drogas por adolescentes e a urbanização do Brasil e suas consequências.  

Na avaliação do coordenador do Vestibular de Verão da UCPel, professor Fabian Primo, o processo seletivo de 2017 foi um dos mais tranquilos dos últimos anos. “Tivemos poucos atendimentos médicos e também contamos com o apoio da Polícia Civil, presente durante todo o andamento da prova”, comentou.   

Luana Royer veio de Santa Vitória do Palmar para concorrer a uma vaga no curso de Direito. Sobre a prova, ela sentiu muita dificuldade na disciplina de Química. “Mesmo assim, tenho uma grande expectativa de me tornar universitária na UCPel. A partir do ano que vem, se eu for aprovada, serão muitos desafios e novidades”, afirma Luana, ao comentar também que gostou dos temas propostos para a realização da prova de redação.

Recepção especial para familiares 

Um dos diferenciais dos Vestibulares da UCPel vem sendo o espaço destinado aos pais. Durante todo o período de realização da prova, o Auditório Dom Antônio Zattera ficou à disposição de acompanhantes. Informações sobre a Universidade, sobre os cursos de graduação ofertados no Processo Seletivo e formas de acesso ao crédito estudantil Dom Antônio Zattera foram prestadas. 

A pelotense Miriam Barbosa avaliou a criação do espaço destinado aos familiares como positivo. Ela estava acompanhando o filho, candidato ao curso de Arquitetura e Urbanismo, que realizava seu primeiro vestibular. “Quando meu filho prestou provas para o Enem e Pave tive que esperá-lo na rua. A criação desse espaço foi um diferencial”, comentou. 

Gabriela Germano também ficou todo o tempo de duração da prova no Auditório. Ela veio de Rio Grande trazer a filha, Vitória Oliveira, para concorrer a uma vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo. Segundo a mãe, o momento é de ansiedade. “Confio na Universidade, pois sou farmacêutica formada pela Católica. É uma boa instituição para estudar”, afirma. Vitória, bem como a mãe, está nutrindo uma grande expectativa. “A prova de Química estava muito difícil, mas mesmo assim acredito que irei aprovar”, projeta.

Já Liege Rochinhas e Roberto Pereira vieram da cidade Júlio de Castilhos para acompanhar a filha. Mesmo com a aprovação da jovem para o curso de Medicina em duas instituições, não desistiram de incentivá-la a fazer o Vestibular da UCPel. “O namorado dela estuda Medicina aqui e fala bem do curso”, comentou Liege. 

Gabaritos, lista de aprovados e matrículas

O gabarito e as provas podem ser conferidos através do site ucpel.edu.br/vestibular. Os aprovados serão conhecidos no dia 05 de dezembro. A entrega de documentação e matrícula do curso de Medicina será no dia 07 de dezembro e, dos demais cursos, no dia 08 de dezembro. Mais informações estão no Manual do Candidato disponível no site do Vestibular. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?