Lançada no dia do índio, em 19 de abril, a vaquinha virtual destinada para finalização de 13 casas da comunidade Kaingang em Pelotas ainda está bem longe da meta de R$ 12 mil. Proposta pelo Núcleo de Extensão Habitat Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a iniciativa visa levar um pouco mais de conforto às moradias básicas, que estão sendo construídas na Aldeia Gyró, situada na Colônia Santa Eulália.
Através da parceria do curso de Arquitetura e Urbanismo e Direto da UCPel, Ministério Público, Prefeitura de Pelotas e empresas privadas, as novas casas ganham forma e serão responsáveis por amenizar as dificuldades enfrentadas pelo índios. Especialmente as climáticas, evidenciadas com a chegada do inverno.
“Com a vaquinha esperamos ter um reforço financeiro para a compra de complementos importantes para a finalização das moradias”, explica a coordenadora do Núcleo, professora Joseane Almeida. Construídas através de verba do Ministério Público, as residências contam com mão de obra dos próprios índios, supervisionados por acadêmicos e professores da UCPel.
Redação: Rita Wicth – MTB 14101