De segunda-feira (11) a sexta-feira (15) o curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza a V Semana Filosófica. Concebida através do formato de lives, temas como biopolítica, crise tecnocientífica, necropolítica, empatia, hiperconvivência, relação peste negra x Covid-19 e isolamento solidário irão refletir o período singular vivenciado devido a pandemia do novo coronavírus.
Aberto a toda a comunidade, a atividade é gratuita e ocorrerá a partir das 19h através deste link: https://www.facebook.com/events/254296779315141/. Na avaliação do diretor do Instituto de Formação Humanística da UCPel, Dom Ricardo Hoepers, a Semana abordará temas perturbadores e provocantes, mas que apontam para sinais de esperança. “Sempre vale a pena refletir, pensar, raciocinar, buscar a verdade, discutir e dialogar”, afirma Dom Ricardo.
De acordo com o professor Paulo Gilberto Gubert, o objetivo do evento é refletir acerca dos desafios enfrentados pela humanidade. “O enfoque se dará a partir dos horizontes da saúde, da bioética, da política (enquanto princípio do bem viver coletivo) e da necessidade de humanização que tem sido vislumbrada com mais intensidade neste cenário de pandemia”, explica.
A V Semana Filosófica é promovida pelos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia do Instituto Superior de Formação Humanística, em parceria com o Observatório de Bioética CNBB Sul 3.
Será emitido certificado de 20 horas aos participantes do evento que desejarem. Para alunos da UCPel, o certificado não terá custo; aos demais interessados, será cobrado a taxa de R$ 20,00 para a confecção. Para fazer a solicitação do documento, é preciso preencher um formulário disponível na página do evento no Facebook.
11/5 - Segunda-feira
19h - Coronavírus e a biopolítica: escolhendo quem vive e quem morre - Prof. Dr.ª Kelin Valeirão (UFPel)
20h30 - A crise tecnocientífica: reflexões filosóficas sobre a pandemia - Prof. Dr. Gilmar Evandro Szczepanik (Unicentro)
12/05 - Terça-feira
20h30 - A Necropolitica vista de perto: reflexões sobre racismo de Estado - Prof. Dr. Tiago Lemões (UCPel) e Prof.ª M.ª Carla Silva de Ávila (UCPel)
13/05 - Quarta-feira
19h - O exemplo de Edith Stein: a empatia e o cuidado com a saúde do outro - Prof. Me. Rudimar Barea (Unicensupeg)
14/05 - Quinta-feira
19h - Hiperconvivência em época de pandemia - Prof. Dr. Eduardo Vicentini de Medeiros (UFSM) e a Jornalista Roberta Pschichholz
15/05 - Sexta-feira
19h - Pandemia: da Peste Negra ao Covid-19 - Prof. Dr. Pedro Gilberto Leite Júnior (UFPel)
20h - Isolamento social como isolamento solidário - Prof. Dr. Gustavo Silvano Batista (UFPI) e Prof. Dr. Fábio Solon Tajra (UFPI)
Redação: Rita Wicth - MTB 14101