Considerando a Nota Técnica nº12 da Vigilância Epidemiológica de Pelotas da Prefeitura Municipal de Pelotas, o Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação UCPel (COE-E/UCPel) estabelece o uso facultativo da máscara de proteção facial para a circulação ou permanência nos espaços da universidade.
Portanto, deixa de ser obrigatória a utilização de máscara nos espaços internos do Campus I, Prédio Santa Margarida e Centro da Criança São Luiz Gonzaga, incluindo áreas de circulação, salas de aula e setores administrativos, bem como no Centro Acadêmico 2 e no Cetres.
Ainda de acordo com o comunicado, o uso da máscara permanece sendo obrigatório em espaços que prestam serviços na área de saúde, como o Hospital Universitário São Francisco de Paula, incluindo Centro Acadêmico 1; o Pronto Atendimento e Casa da Gestante; espaços internos do Campus Dr. Franklin Olivé Leite (Campus da Saúde); Centro Acadêmico de Saúde (CAS); Laboratório de Morfologia; e Unidades Básicas de Saúde; Caps Escola; Laboratórios do CCS e Clínica Psicológica (Campus I).
Os locais destinados à prestação de serviços conveniados com a Católica de Pelotas também continuarão exigindo o uso da máscara facial, como é o caso do Hospital Espírita, SAMU, Pronto Socorro de Pelotas, Santa Casa etc.