No dia 2, um grupo de 46 alunos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Santiago) visitou a Escola de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O objetivo: conhecer o Serviço de Psicologia da Católica e vivenciar algumas das experiências da Universidade, que conta com o curso há 33 anos.
O curso de Psicologia da URI, que forma sua primeira turma em 2008, participou da apresentação dos serviços da Católica, além de visitar o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Campus da Saúde, CAPS Escola, as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Pestano e Fátima e a Clínica Psicológica. “Viemos fazer a visita para trocar experiências e conhecer os serviços de psicologia, que ainda não são oferecidos na nossa Universidade. Buscamos a experiência prática e a troca entre os profissionais”, disse o professor da URI, Tiago Giordani. De acordo com ele, a URI, que é uma instituição de caráter comunitário, conta com projetos de extensão e pesquisas, mas é iniciante na parte de serviços. Assim, a experiência da Católica deve contribuir para a implantação de serviços psicológicos em Santiago.
Os alunos visitantes demonstraram interesse na área de psicologia hospitalar. “Trocamos idéias sobre as possibilidades do fazer psicológico. Temos o objetivo de continuar estes encontros de integração, que aproximam professores e alunos”, disse.
O grupo de visitantes, que contava com alunos do 2º, 6º e 8º semestres, foi recebido pela coordenadora da Psicologia da UCPel, Maria Clara Soares Salengue, e pelas coordenadoras de cada serviço de psicologia da Católica. “Esperamos que esta visita seja o início de um relacionamento, uma forma de estreitar laços”, destacou a coordenadora.