/ Notícias / UPA Areal Pelotas atenderá no Campus da Saúde da UCPel, a partir de quinta (9)
UPA Areal Pelotas atenderá no Campus da Saúde da UCPel, a partir de quinta (9)
08.05.2024 | 17:19 | #institucional #enchente-rs
UPA Areal Pelotas atenderá no Campus da Saúde da UCPel, a partir de quinta (9)

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), vai abrigar no Campus da Saúde, a UPA Areal, localizada na Av. Ferreira Viana. Nesta quarta-feira (8) está acontecendo a mudança de toda estrutura e o atendimento deve ser iniciado a partir de quinta-feira (9). Os serviços do SAMU também serão prestados neste local. Já o Programa de Telemedicina, será realizado no Campus I da universidade.

A UCPel criou um Comitê de Situação que está acompanhando 24 horas a situação das cheias no município, e discutindo alternativas para auxiliar o poder público diante dos prejuízos causados pela crise climática.

De acordo com o reitor da universidade, José Carlos Pereira Bachetinni Jr., a comunidade pode contar com a UCPel. “Nossa estrutura está à disposição da Prefeitura para o que for preciso, e isso já está sendo colocado em prática. A força dos nossos professores e funcionários também está à disposição e eles já estão em diversas áreas. Nossos alunos estão trabalhando de forma voluntária, em várias frentes”, explicou.

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) já recebeu a primeira carga contendo 500 quilos das 3,5 toneladas de suprimentos hospitalares que vão abastecer o hospital, para os pacientes da hemodiálise. A força tarefa foi um trabalho conjunto do Exército Brasileiro, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde. O diretor do HUSFP Márcio Slaviero informou que as equipes do hospital estão trabalhando a cada minuto para que o HUSFP siga em pleno funcionamento, atendendo a comunidade pelotense, e também pacientes que estão desassistidos nos hospitais das suas regiões em função dessa tragédia.

Atendimento na UPA

A UPA atende casos clínicos gerais como parada cardiorrespiratória, derrame, AVC, infarto, dor no peito, falta de ar intensa, picada de animal venenoso, queimaduras, intoxicações, alergia grave, cólica renal, crise convulsivas, suturas. Funciona todos os dias, durante 24h, no Campus da Saúde da UCPel, que fica na Av. Fernando Osório, 1586.

UCPel Solidária

A UCPel antecipou sua campanha anual de arrecadação para o inverno. Além das roupas, estão sendo arrecadados itens de primeira necessidade, como produtos de higiene pessoal, limpeza, alimentos, água, cobertores e colchões. Os donativos serão encaminhados para as comunidades afetadas. Qualquer pessoa pode doar no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e no Campus I , com entrada pela rua Dom Pedro II.

Redação Marcela Santos