O prédio que já foi dedicado à saúde de mulheres e até ontem era local de vacinação no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite da Universidade Católica de Pelotas, nesta quinta-feira (9) passou a abrigar a Unidade de Pronto Atendimento - UPA Areal. O serviço foi transferido por estar localizado em área de risco para alagamentos, conforme divulgação realizada pelos órgãos públicos que estão monitorando a enchente que atinge o Rio Grande do Sul.
O primeiro dia foi marcado pelo movimento tranquilo, com a população ainda se acostumando à mudança de endereço. No local foram instalados quatro leitos para casos com nível médio de urgência, um leito para estabilização de pacientes e oito poltronas de medicação. Além de mudar de local móveis e equipamentos, 140 profissionais - entre médicos, enfermeiros, técnicos administrativos e em higienização - tiveram as atividades transferidas para o Campus da UCPel. De acordo com o diretor da UPA, Nelson Soares, “a estrutura disponibilizada pela UCPel já tinha todos os atributos necessários para a realização dos serviços prestados pela Unidade de Pronto Atendimento, o que facilitou a mudança”.
Missão da universidade
Ao visitar a estrutura da UPA Areal no primeiro dia de funcionamento no Campus da Saúde, a pró-reitora acadêmica, professora Moema Chatkin, reafirmou a importância da cedência do espaço hoje utilizado para atendimentos ambulatoriais via Sistema Único de Saúde (SUS), e para a prática acadêmica. “Faz parte da nossa missão, nós temos a responsabilidade social. Além de sermos uma universidade formadora de profissionais, é nosso dever recebermos esse serviço que atende a comunidade, assim como nós também fazemos”, salientou.
A pró-reitora da UCPel também informou a suspensão temporária das consultas eletivas realizadas nos ambulatórios do Campus da Saúde. Todos os pacientes foram avisados com antecedência, que também serão informados do retorno dos atendimentos.
Redação Alessandra Senna