/ Notícias / Universidade Católica realiza seminário para tradutores e intérpretes de Libras
Universidade Católica realiza seminário para tradutores e intérpretes de Libras
12.09.2007 | 00:00
Universidade Católica realiza seminário para tradutores e intérpretes de Libras

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil existem cerca de 5,7 milhões de portadores de deficiência auditiva, dos quais um milhão é totalmente surdo. Com base nesses dados, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza no próximo dia 29 de setembro (sábado), o 6º Seminário de Formação: tradução e interpretação para surdos. O evento tem por objetivo aprofundar as questões relacionadas com o tradutor/intérprete da língua brasileira de sinais (Libras) a fim de esclarecer e dirimir as principais dúvidas existentes. O evento, aberto a todos os interessados surdos e ouvintes, acontece no Auditório Central da Universidade, pela manhã (9h às 12h) e tarde (13h30 às 18h). As inscrições, ao valor de R$ 5,00, serão feitas no próprio dia e local  da atividade.

Com mais de quatro anos de estudos permanentes realizados pelo grupo de estudos surdos – composto por ouvintes, surdos, interessados e professores – a programação, organizada pelo grupo, fica cada vez mais intensa e ganha importância destacada. Além de oferecer três turmas do curso básico de Libras e curso intermediário, também realiza curso de capacitação para tradutor/intérprete de Libras com 400 horas de duração, que se desenvolve com excelente qualidade. “Com um currículo moderno prepara profissionais com competência para servirem as necessidades da comunidade”, destaca a coordenadora do programa e diretora da Escola de Ciências Ambientais, professora Clarisse Siqueira Coelho. Um dos destaques do dia é o palestrante, Ricardo Sander, um dos expoentes do Brasil na área. Sander é presidente da Associação dos Profissionais Intérpretes e Guias-Intérpretes da Língua de Sinais Brasileira do Estado de São Paulo, e também pedagogo.

Dentre as programações inclui-se questionamentos como: Quem é o intérprete?, Toda legislação relacionada com surdos e A ética do intérprete discutidos por Ricardo Sander, Tânia Madeira e Ana Marci de Oliveira Ferreira. À tarde, a programação inclui simulações, distribuídas entre a platéia, de situações vividas pelos surdos e pelos intérpretes, já que o foco do seminário é a tradução e a interpretação dos surdos. Mais informações sobre o seminário através do telefone (53) 2128.8246.

Libras
A Libras foi reconhecida no Rio Grande do Sul em 1999 assim proporcionando novas perspectivas de aperfeiçoamento pessoal a uma parcela da população, cujas necessidades de aprendizagem não vinham merecendo o devido tratamento. Suas principais características são a gramática, lingüística própria e o fato de ela não ser estática - os sinais são incorporados à linguagem de acordo com a necessidade apresentada pela comunidade surda. Desta forma, muitos avanços têm sido concretizados proporcionando uma atenção especial na área da educação aos portadores de necessidades especiais. Com o tempo, verifica-se a crescente inclusão de portadores de dificuldades auditivas em escolas regulares, onde, por determinação legal, devem usufruir de condições institucionais que lhes facilitem os estudos de acordo com suas necessidades.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?