A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está sempre em busca de inovação e conexão com a comunidade. Pensando nisso, nasceu o UCPel +, um programa que transforma desafios reais em soluções inovadoras, conectando estudantes, professores e mentores a empresas e instituições.
No dia a dia das empresas, comunidades e cidades, surgem desafios que exigem novas ideias e soluções eficazes. O UCPel + propõe trazer essas demandas para dentro da universidade, mobilizando diferentes olhares e conhecimentos para encontrar as melhores alternativas.
A proposta envolve trabalho em equipe, criatividade e aprendizado prático, com professores, estudantes e mentores atuando juntos na resolução de problemas reais.
A base do UCPel + está na interdisciplinaridade e no aprendizado por competências, garantindo que os estudantes desenvolvam conhecimento, habilidades e atitudes essenciais para sua formação profissional e pessoal. Os projetos são trabalhados ao longo do semestre, dentro da disciplina Projeto Integrador, que permite aos alunos pesquisarem, analisarem e proporem soluções para os desafios apresentados.
Como enviar um desafio?
Qualquer pessoa, empresa ou instituição pode cadastrar desafios na Plataforma UCPel +, o canal oficial de comunicação entre a universidade e a comunidade. O processo é simples:
1. Cadastro do desafio: Instituições e comunidade inserem suas demandas na plataforma;
2. Desenvolvimento de soluções: Estudantes, com apoio de professores e mentores, elaboram propostas viáveis;
3. Apresentação do resultado: Ao final do semestre, as soluções são entregues aos demandantes.
A cada semestre, novos desafios surgem e novas soluções são criadas, fortalecendo o compromisso da UCPel com a inovação, o empreendedorismo e a formação de profissionais preparados para o mercado.
O UCPel + já é referência nacional e tem mostrado resultados significativos:
44 desafios cadastrados
15 projetos concluídos
22 projetos ativos
13 mentores envolvidos
17 pessoas impactadas por projeto
28 empresas conectadas
5.716 estudantes participantes