/ Notícias / Último dia do XIV Congresso de Medicina é marcado por homenagens
Último dia do XIV Congresso de Medicina é marcado por homenagens
04.11.2013 | 17:21 | #medicina
Último dia do XIV Congresso de Medicina é marcado por homenagens
O último dia (1º) do XIV Congresso de Medicina, que promoveu o resgate dos 50 anos de história do curso sem deixar de olhar para o futuro da área, foi considerado um sucesso pela comissão organizadora, Associação Turma Médica 2014. Com palestrantes de renome internacional durante os cinco dias de evento e grande participação de trabalhos acadêmicos, o encontro conseguiu criar um elo entre seu passado e o seu futuro, onde a tecnologia deverá estar cada vez mais presente. 

Para a coordenadora do curso de Medicina, professora Vanessa Collete, a realização do Congresso cumpriu o objetivo proposto de ressaltar a história. “Estamos felizes por ter conseguido reunir tantas pessoas especiais no evento. Tanto professores quanto acadêmicos da Instituição conseguiram captar a emoção desde o início das atividades”, avalia. Vanessa ainda ressaltou que mesmo com o tema abordando o resgate de 50 anos, o Congresso conseguiu proporcionar atualização através do link com as novas tecnologias.

Essa edição do Congresso também ficará marcada pelo grande número de trabalhos acadêmicos inscritos, praticamente o dobro do Congresso realizado no ano passado. “Todos os minicursos estiveram lotados e o evento como um todo promoveu grande interação entre os participantes”, pontuou a professora. 

No dia 08 de novembro, as comemorações prosseguem com a realização de jantar, que deverá reunir médicos, professores, ex-professores, acadêmicos, técnicos da Universidade e comunidade. O jantar festivo ocorrerá no salão de festas San Sebastian. 

Noite da tecnologia      
O médico Félix Insaurriaga foi o primeiro palestrante da noite sexta-feira (1º). Ele aproveitou o início de sua explanação para demonstrar o carinho especial pela UCPel, onde, segundo ele, ocorreram seus primeiros passos na área da cirurgia. Insaurriaga falou sobre cirurgia bariátrica e metabólica e aconselhou os acadêmicos interessados em seguir na área de cirurgia a fomentarem um excelente conhecimento anatômico. 

Já o segundo palestrante da noite, o médico Leonardo Aguiar, disse que sua participação no Congresso da Medicina é um encerramento de um ciclo, iniciado aqui quando ele ainda era aluno. Aguiar, que recentemente participou de um curso na Nasa, mostrou diversas novas tecnologias da área da Saúde que estão surgindo principalmente no mercado norte-americano e que prometem revolucionar a Medicina mundial nos próximos anos. Segundo ele, daqui para frente o paciente será cada vez mais proativo e participante de seu processo de cura.

Logo em seguida o médico Antônio Ribas falou sobre as fronteiras da neurocirurgia e se demonstrou feliz por rever mestres importantes de sua formação, como o médico Moacir Jardim. Encerrando a noite, o médico Gustavo Isolan falou sobre a curva de aprendizado em Medicina tendo como exemplo a neurocirurgia.

Noite de premiados
Segundo a coordenadora do evento, professora Luiza Helena Novaes, os 123 trabalhos acadêmicos inscritos no Congresso foram de extrema qualidade. Tanto que foi difícil para a comissão científica avaliadora do evento selecionar os ganhadores. Confira abaixo os premiados.

- Fotoexposição e fatores de risco para câncer de pele: avaliação de hábitos e conhecimentos da população participante da campanha de prevenção ao câncer de pele em Morro Redondo-RS

- Perfil de sensibilidade a antimicrobianos em uma Unidade de Terapia Intensiva em um hospital geral de Pelotas;

- Índice tornozelo-braquial e proteína C reativa como indicadores de doença arterial periférica em doentes renais crônicos no estágio pré-diálise;

- Perfil do rastreio sorológico de toxoplasmose em gestantes do HUSFP.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?