/ Notícias / UCPel volta às aulas com medidas preventivas
UCPel volta às aulas com medidas preventivas
28.08.2009 | 17:29
UCPel volta às aulas com medidas preventivas
Conforme decisão do Conselho Universitário, aprovada na reunião do dia 20 de agosto, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) retoma as aulas e atividades acadêmicas na próxima segunda-feira, dia 31. Para o retorno, a UCPel preparou uma série de ações e medidas contra o vírus da Gripe A (H1N1). Entre elas estão o treinamento de funcionários que atuam na limpeza e higienização dos prédios, a organização de centrais de informações sobre a doença e a elaboração de material informativo para distribuição, como folhetos, cartazes e banners. As medidas adotadas incluem as normas recomendadas pela Vigilância Sanitária.

Assim como as funcionárias e professoras grávidas já afastadas do exercício de suas atividades por período indeterminado, as acadêmicas gestantes serão liberadas da frequência às aulas, com direito a exercícios domiciliares. Alunos que apresentarem qualquer sintoma da Gripe A serão orientados a procurar atendimento médico e estarão igualmente liberados das aulas.

Produção ininterrupta
Mesmo com o recesso na UCPel, o laboratório da Farmácia Escola não parou suas atividades. E isso principalmente por causa do produto mais requisitado no momento: o álcool gel. A produção, feita por bolsistas e alunos da disciplina de Estágio Curricular do curso de Farmácia e monitorada por uma equipe de professores da graduação, chegou a cerca de 20 litros semanais no período em que as aulas estiveram suspensas. Agora, com o retorno letivo, a expectativa é de que o número de pedidos aumente.

De acordo com a farmacêutica responsável pelo setor, Renata Gressler, a produção é feita apenas para suprir a demanda dos campi da UCPel, bem como do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Vendas para a comunidade não estão sendo feitas, uma vez que o carbopol, matéria-prima do álcool 70º GL, está em falta no mercado. “A partir do momento em que foi determinado que a utilização do álcool gel é a principal arma que temos para higienização quando não é possível a lavagem das mãos, decidimos priorizar o abastecimento dos setores da Universidade e do Hospital, como forma de prevenção ao vírus”, disse Renata.

As medidas tomadas pela UCPel contra a proliferação da Gripe A incluem, ainda, a instalação de dispenseres de álcool 70º GL em locais estratégicos de todos os corredores dos diversos prédios da instituição e a desinfecção dos locais de acesso ao público, duas vezes por turno. O álcool gel também ficará disponível para higienização constante dos aparelhos nos laboratórios de informática pelos próprios usuários.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?