/ Notícias / UCPel, Universidade Católica de Milão e Sebrae preparam seminário em Bagé
UCPel, Universidade Católica de Milão e Sebrae preparam seminário em Bagé
12.07.2016 | 17:50 | #institucional #edr
UCPel, Universidade Católica de Milão e Sebrae preparam seminário em Bagé
Em videoconferência realizada na manhã desta terça-feira no Núcleo de Educação a Distância da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), representantes da instituição, da Universidade Católica Sacro Cuore de Milão e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) discutiram a preparação de seminário a ser realizado nos dias 12 e 13 de setembro, em Bagé. Na ocasião, estarão presentes cerca de cem lideranças das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste do Estado, discutindo e alinhando planejamentos feitos durante os encontros do Programa Líder, iniciativa para desenvolvimento de lideranças realizado pelo Sebrae.

Segundo o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional da UCPel, Fábio Castro Neves, que esteve presente na videoconferência e também participa do Programa Líder, no dia 12 será assinada uma carta de intenções entre as duas universidades e o Sebrae em prol do desenvolvimento da região. Na ocasião, também haverá apresentação da Alta Escola de Negócios da Universidade de Milão, que possui expertise no tema, e deve fazer explanação sobre a organização territorial, oportunidades e cases do país.

Em novembro ou dezembro está prevista a assinatura de um termo de cooperação entre a UCPel e Católica de Milão, a fim de estreitar assuntos relativos a questões acadêmicas e também à transferência de tecnologias, para desenvolver a região e ampliar a competitividade empresarial através de cursos, técnicas e publicações, entre outras iniciativas. As ações serão baseadas nos eixos de desenvolvimento elencados no Programa Líder, em um primeiro momento englobando as áreas de gestão do agronegócio, desenvolvimento da cadeia do turismo, empreendedorismo e criação e fomento de startups.

Participaram da videoconferência pela UCPel, além de Castro Neves, o reitor José Carlos Bachettini, a pró-reitora Acadêmica, Patrícia Giusti, o coordenador do EDR, Samuel Ongaratto, o coordenador de Educação Continuada, José Luís Costa, o coordenador da Assessoria de Planejamento, Controle e Qualidade, Ezequiel Megiato, o coordenador do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, Eduardo Costa, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, Gabriele Ghislen. Vito Moramarco, Fábio Antoldi e Emilio Beltrami representaram a Universidade Católica de Milão. Pelo Sebrae RS participaram o diretor-superintendente, Derly Fialho, o gerente de Gestão Estratégica, André Luís Vieira Campos, o diretor de Administração e Finanças, Carlos Alberto Schütz, e o gerente de Políticas Públicas, Alessandro Machado.