/ Notícias / UCPel terá representantes no 18° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
UCPel terá representantes no 18° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
UCPel terá representantes no 18° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será representada no 18° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, que ocorre no Maranhão, em setembro. Trabalhos dos professores Roberto Funck e Luciano Mertins e de três monitoras do Programa de Educação a Distância (EaD/UCPel) foram selecionados para apresentação. 

Em O uso de filtros cognitivos em mundos virtuais, Funck abordou assuntos relacionados à capacidade de obtenção e retenção de conhecimento através do estudo dos filtros cognitivos e suas formas de interferência na relação que se dá na formação de uma nova metodologia de ensino. O estudo foi feito em conjunto com o membro do Grupo Avatar da Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), Jose Andres Saldarriaga. Tanto Funck quanto Saldarriaga são estudiosos na área de educação e interatividade no mundo virtual.

O mestre em Ciência da Computação pela UCPel na área de Inteligência Artificial e professor do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Luciano Mertins; o coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Sandro Rigo; e a professora do Mestrado em Educação no Centro Universitário La Salle  (UNILASALLE/Canoas), Luciana Backes vão abordar os elementos centrais do projeto interinstitucional que consiste na criação de um espaço em três dimensões (3D) sob a proposta didático-pedagógica para o ensino e aprendizagem de Anatomia aos docentes. O artigo é intitulado Anatomia no Metaverso Second Life: Uma experiência em Immersive Learning

Experiências com uso de softwares, como o Open Wonderland, de criação colaborativa 3D de interação instantânea serão explicitadas na apresentação, destacando a união de ferramentas tecnológicas de última geração com o conhecimento psíquico de profissionais das áreas de humanas. 

Sob a temática Webconferência: Auxiliando na diminuição da distância transacional na EAD, as monitoras do Programa de Educação a Distância da Universidade Católica de Pelotas (EaD/UCPel) Letícia Vargas, Gabriela Castro e Taisa Bastos, também  foram selecionadas para representar a UCPel no 18° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 

O trabalho das funcionárias da UCPel foi elaborado de acordo com o estudo e desenvolvimento para a implantação de novas ferramentas para a Educação a Distância da UCPel (EaD/UCPel). Com o desenvolvimento do estudo por webconferência, as pesquisadoras elaboraram uma nova metodologia educacional, voltada para a interação entre professores e alunos via Internet.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?