/ Notícias / UCPel terá Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
UCPel terá Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
A área de tecnologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) acaba de ganhar mais um expoente na formação de pesquisadores. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) recomendou o Mestrado Acadêmico em Engenharia Eletrônica e Computação.

Apresentando as linhas de pesquisa em Processamento de Sinais, Projeto de Circuitos Integrados e Computação Ubíqua, o novo mestrado tem parceria com outras duas instituições de ensino referências nas áreas de Engenharia Elétrica, Computação e Microeletrônica. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fazem, com a UCPel, uma nova modalidade de associação na região.

O Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação é o único nessa linha na região Sul e deverá caminhar junto com o momento de expansão na área de tecnologia. "O Mestrado preenche um espaço importante na área tecnológica, que demanda projetistas para atuação tanto no Sul quanto em todo o Brasil. O título abre uma maior perspectiva de qualificação tecnológica, científica e acadêmica", explica o coordenador do curso, professor Eduardo Antônio César da Costa.

Nas três linhas de pesquisa, o viés mais forte será para projetos voltados à área da saúde. O corpo docente será composto por pesquisadores qualificados ligados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), trazendo sua experiência para a formação dos mestrandos e fomento de investigação científica na área.

As aulas serão realizadas nas quintas e sextas-feiras à noite e sábados pela manhã (eventualmente também à tarde). A previsão é de oferecimento de 14 vagas. O formato do processo seletivo e a data de início das aulas deverão ser divulgados em breve.

Destaque na Pós-Graduação
Em 28 meses de gestão, a Reitoria da UCPel tem feito grandes investimentos em pós-graduação. Nesse período, a Universidade já conquistou dois mestrados e um doutorado.