/ Notícias / UCPel terá Doutorado em Política Social
UCPel terá Doutorado em Política Social
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu aprovação do Ministério da Educação para a implantação do Doutorado em Política Social. O curso reforça a área, que já conta com Mestrado desde 2006. O anúncio está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18).

Com área de concentração em Questão Social, Direitos Humanos e Políticas Sociais, o doutorado é o segundo da área e o único em Política Social no Estado. Conforme a coordenadora do Programa, professora Vini Rabassa da Silva, a novidade vem consolidar a contribuição da Universidade particularmente na avaliação e proposição de políticas sociais que possam melhor contribuir para o enfrentamento das desigualdades sociais e dos problemas dela decorrentes, como alto índice de drogadição, violência, pessoas em situação de rua e fome. "Isso garantindo o acesso à justiça e à conquista de direitos sociais tanto em nível municipal quanto regional e de Mercosul pela organização de redes de pesquisas com resultados propositivos para a gestão de políticas sociais", destacou.

As linhas de pesquisa do novo doutorado contemplam os temas Estado, Direitos Sociais e Política Social e Cidadania, Proteção Social e Acesso à Justiça e fortalecem o Programa, que já formou 93 mestres e possui articulação com pesquisadores em nível de América Latina, principalmente nas áreas de política de saúde, assistência social e economia solidária.

Na avaliação da coordenadora, a aprovação foi especialmente motivada pela produção científica já existente no mestrado, tanto de alunos quanto de professores. A existência de um corpo docente qualificado para atender às exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a inserção do Programa na região Sul e crescente articulação com países do Mercosul na realização de pesquisas, eventos internacionais e publicação de coletâneas.

De acordo com a pró-reitora Acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, dentro das ações que envolvem o Planejamento Estratégico da Universidade existe um trabalho intenso de fortalecimento da pesquisa. "Isso resultou nesta proposta sólida que vem atender à demanda da região em relação à investigação científica na área social", pontuou.

Primeira Turma
O doutorado terá dez vagas. A intenção é de que o processo seletivo seja realizado em fevereiro, com início de aulas em março. Uma comissão de processo seletivo já está instalada para dar encaminhamento ao assunto. A divulgação das datas será feita pelo site da Universidade, na página do Programa de Pós-Graduação em Política Social.