/ Notícias / UCPel terá atividades em comemoração ao Dia Nacional da Matemática
UCPel terá atividades em comemoração ao Dia Nacional da Matemática
05.05.2014 | 08:54 | #matematica
UCPel terá atividades em comemoração ao Dia Nacional da Matemática
Em comemoração pelo Dia Nacional da Matemática, o curso de Matemática da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoverá atividades na próxima terça-feira (06). Nesse dia, haverá a palestra A Matemática e alguns dos seus por quês, com a participação da professora Regina Al-Alam Elias, que atuou na graduação e pós-graduação da UCPel.

A professora Regina possui experiência na área da educação, trabalhando, além da sala de aula, com aperfeiçoamento, especialização e atualização de professores de Matemática, pedagogos e psicopedagogos. Também ministrou mais de cem palestras na região Sul e orientou cerca de 50 monografias. Atualmente, é sócia-proprietária da empresa Elias RS Assessoria em Educação.

A palestra é voltada para alunos do curso de Matemática e professores da área das escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UCPel), com seus subprojetos de Matemática, Filosofia, Letras, Biologia e Pedagogia. O Pibid tem como objetivo promover a qualificação para a docência de estudantes de licenciatura, incentivando a inserção destes em escolas públicas de educação básica desde o início de sua formação acadêmica por meio de concessão de bolsas e de recursos de custeio.

Também haverá neste dia atividades lúdicas matemáticas nas escolas parceiras do Pibid. As escolas participantes serão a Escola Municipal Dr. Joaquim Assumpção e as Escolas Estaduais Fernando Treptow e Nossa Senhora de Lourdes.

O Dia da Matemática está previsto em Lei e é comemorado anualmente em todo o território nacional no dia 06 de maio, data de nascimento do matemático, educador e escritor Malba Tahan. Nesse dia, os matemáticos ligados à área da educação promovem dinâmicas com o objetivo de divulgação da data comemorativa, bem como para demonstrar que a Matemática é definitivamente importante na evolução da sociedade, visto que seu próprio crescimento ocorreu de acordo com o processo de modernização regido pelas ações humanas ao longo do tempo.

Esse projeto também tem o propósito de mostrar às pessoas que a Matemática não é complicada. Suas aplicações facilitam o entendimento em processos de contagem relacionados a cálculos diários e cotidianos. As instituições escolares possuem papel decisivo nessa divulgação, que pode ocorrer através de palestras, oficinas, feiras, mostras de trabalhos confeccionados pelos alunos, abordando as inúmeras utilizações da Matemática.

A palestra será realizada às 19h30min no espaço Multiuso do Campus II, situado na rua Almirante Barroso, 1.202.