/ Notícias / UCPel terá ações no Outubro Rosa
UCPel terá ações no Outubro Rosa
O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) se engaja na Campanha Outubro Rosa com uma série de ações para alertar sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce contra o câncer de mama. O movimento, que é realizado internacionalmente desde 1990, pretende conscientizar contra a doença, que ainda é o segundo tipo de câncer mais comum registrado no mundo. Só no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), mais de 57 mil casos devem ser registrados neste ano.

As taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no país, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Há três anos, a UCPel promove ações de divulgação e conscientização sobre o câncer de mama, além de também aumentar o número de atendimentos realizados no Ambulatório de Mastologia da Instituição nesse período. “Nosso curso se compromete com a campanha propondo a realização de ações multidisciplinares por identificar a excelente oportunidade para sensibilização sobre o tema”, comenta a coordenadora do curso de Medicina, professora Luiza Novaes.

Como primeira ação, um painel com profissionais das áreas da Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia ocorrerá no dia 02 de outubro no Auditório Dom Antônio Zattera e terá entrada gratuita. No dia 11, ocorre mais uma Blitz da Saúde, que reunirá integrantes das Ligas Acadêmicas do curso de Medicina para prestar diversos tipos de orientações. Também participam desta atividade acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia. O local será divulgado em breve.

No sábado, dia 18, às 16h, ocorre caminhada com saída da Associação Rural de Pelotas em direção à Avenida Dom Joaquim. Durante todo o mês de outubro, o Ambulatório de Mastologia, localizado no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite da UCPel, aumentará o número de atendimentos realizados.

Vestindo a causa
Para apoiar a causa do Outubro Rosa, foi comercializada uma camiseta, ao preço de R$ 20,00. Todas as unidades já foram vendidas. Toda a verba arrecadada será utilizada para a aquisição de uma pistola de biópsia de mama para o Ambulatório de Mastologia da UCPel.