/ Notícias / UCPel tem projeto de quase R$ 2 milhões aprovado pelo FINEP
UCPel tem projeto de quase R$ 2 milhões aprovado pelo FINEP
O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi beneficiado com verba de R$ 1.840.000,00 da Finep - Agência Brasileira da Inovação. O valor é correspondente à chamada pública para o apoio de projetos de infraestrutura de pesquisa em universidades comunitárias. A Católica foi a segunda Universidade a obter o maior valor no Estado do Rio Grande do Sul.

O projeto Consolidação do Núcleo de Estudos em Neurociências Clínicas - Criação do Centro Neuropsicologia Translacional envolverá diversos subprojetos de pesquisa da área de Saúde e Comportamento.

Segundo o coordenador do Programa, professor Luciano Dias de Mattos Souza, a criação dos dois novos laboratórios possibilitará a realização de diferentes abordagens. “Com os novos laboratórios de Neurociência Funcional e Fisioterapia Aplicada à Psicologia poderemos detectar alterações fisiológicas que serão analisadas para ver a relação com estudos psicológicos”, diz. Os dois novos laboratórios somarão esforços ao de Neurociências, já existente.

Para o professor Jean Oses, até então a UCPel vinha sendo mais co-participante junto a outras instituições de ensino, mas, devido ao novo investimento, deverá posicionar-se mais atuante, recebendo apoio de outras Universidades. “Esse investimento vai permitir aumentar a produção científica da UCPel”, avaliou.

Os valores deverão ser investidos na aquisição de novos equipamentos, criação de novos laboratórios, além de ampliação e modernização de infraestrutura física necessária às atividades de pesquisa. A expectativa é de que a verba seja recebida entre os meses de outubro de 2013 e janeiro de 2014.