/ Notícias / UCPel tem projeto aprovado junto ao Pró-Saúde
UCPel tem projeto aprovado junto ao Pró-Saúde
Um projeto elaborado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi aprovado junto ao Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) do Governo Federal. Com participação dos cursos da área de Saúde da Universidade – Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia – além do Serviço Social, a proposta prevê a atuação de equipes multidisciplinares em sub-projetos ligados à implantação/implementação de cinco áreas: saúde do idoso, saúde mental, qualidade da atenção básica, gestão do sistema de saúde e vigilância à saúde.

De acordo com a diretora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde, professora Moema Chatkin, as equipes vivenciarão a realidade do Serviço Único de Saúde (SUS) trabalhando nas unidades básicas (UBS) dos bairros Pestano, Fátima, Py Crespo, Sanga Funda e Getúlio Vargas; no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola), no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) e no Ambulatório do Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite. Cada equipe será formada por um tutor (professor), seis preceptores (profissionais da área) e 12 alunos.

“Esse trabalho visa a integração ensino/serviço/comunidade nas redes de atenção prioritárias do Ministério da Saúde. A aproximação da Academia com o serviço, qualificará os dois lados”, disse Moema, ao acrescentar que o Pró-Saúde será desenvolvido junto ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, o Pet-Saúde, com o qual a UCPel já trabalhava desde 2010.

A professora comentou, ainda, que a execução do projeto na Católica contará com a participação popular, por meio do Conselho Municipal de Saúde.