/ Notícias / UCPel tem atividade ministrada inteiramente em inglês para alunos da Medicina
UCPel tem atividade ministrada inteiramente em inglês para alunos da Medicina
11.04.2023 | 13:32 | #medicina
UCPel tem atividade ministrada inteiramente em inglês para alunos da Medicina

Alunos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) têm a oportunidade de praticar seu inglês com a nova atividade complementar específica (ACE) Science in Focus. Com mediação feita pela professora Flávia Weykamp da Cruz, alunos de diversos anos da graduação, com conhecimento prévio do idioma, discutem tópicos das áreas da saúde e ciência.

A ACE foi disponibilizada no início do ano letivo de 2023 e teve grande adesão por parte dos alunos. Já no primeiro encontro, ocorrido no dia 4 de abril, houve bastante engajamento. Os participantes se mostraram muito animados em debater os tópicos e artigos apresentados, relata a professora. O foco da atividade é a atualização do vocabulário dos estudantes. “Aprendemos dessa forma, nos expondo, vivenciando. O que importa nessa atividade é que os alunos consigam se comunicar”, pontua.

A elaboração da atividade surgiu através de uma demanda da Pró-Reitoria Acadêmica da UCPel. Resoluções do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE) orientam — através das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina — que os profissionais da saúde possuam conhecimento em ao menos uma língua estrangeira.

O ambiente internacionalizado que a atividade proporciona aos alunos é de grande valia na experiência profissional e acadêmica. A inserção do inglês no Ensino Superior é fundamental para permitir acesso à era da informação e tecnologia, bem como a participação e divulgação de atividades acadêmicas de pesquisa e extensão à nível internacional. “A grande maioria dos artigos científicos publicados em revistas renomadas é publicada neste idioma”, comenta Cayo Lopes, coordenador do curso. Desta forma, os futuros médicos se mantêm atualizados na literatura.

A Science in Focus, neste primeiro momento ofertada como uma atividade complementar, é um projeto piloto. A intenção da Pró-Reitoria Acadêmica e da coordenação da Medicina UCPel é oferecê-la como uma disciplina optativa já no próximo ano letivo.

Redação: Caroline Albaini