/ Notícias / UCPel será sede regional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação
UCPel será sede regional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação
22.07.2025 | 11:33
UCPel será sede regional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será uma das sedes regionais da Maratona de Programação 2025, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e que reúne estudantes de graduação e pós-graduação da área de Computação em todo o país. 

As inscrições de times estão abertas até o dia 23 de agosto e podem ser feitas por meio do site oficial da competição. A competição será realizada em 13 de setembro.

A Maratona de Programação, criada em 1996, busca estimular a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas sob pressão e o trabalho em equipe entre estudantes de cursos como Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática e áreas afins.

Durante o evento, cada time é composto por três estudantes que, ao longo de cinco horas, devem resolver o maior número possível de problemas propostos pelos organizadores, utilizando apenas um computador e material impresso. As soluções são avaliadas por juízes e penalidades são aplicadas em caso de erros, tornando a disputa ainda mais desafiadora.

A UCPel se junta a outras importantes instituições de ensino superior do país na realização da competição e reforça seu compromisso com a excelência na formação em Computação e no incentivo a práticas que aproximam os alunos dos desafios do mercado de tecnologia e inovação. A etapa local classificará as melhores equipes para a final nacional, que, por sua vez, selecionará os times que representarão a América Latina na final mundial.

O coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UCPel e organizador da fase regional da competição, professor Leandro Zafalon Pieper, entende que a importância da competição para a universidade: “sediar a Maratona é um marco importante, que valoriza o desempenho acadêmico dos estudantes e oferece uma oportunidade concreta de interação com as melhores práticas da área de programação competitiva”, celebra.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?