/ Notícias / UCPel será representada no 36º Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura
UCPel será representada no 36º Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura
11.07.2012 | 16:11 | #arquitetura-e-urbanismo
UCPel será representada no 36º Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura
Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participarão do 36º Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (ENEA). O evento ocorre em Salvador, Bahia, de 20 a 27 de julho.

Idealizado pelos membros da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA), o ENEA já foi realizado em diversas regiões, tanto no Brasil, quanto em países da América Latina. Partindo da ideia de promover a discussão e integração de estudantes e profissionais de todo o país, os encontros anuais geram o debate de temas ligados ao mercado de trabalho, estruturação das entidades de ensino e suas metodologias e soluções e planejamentos urbanos. O ENEA é um dos maiores encontros estudantis organizados no país.

Nessa edição, o evento abordará a própria cidade-sede, Salvador, como objeto de estudo. Ela será dividida em subeixos, nos quais serão pautadas discussões a partir de irregularidades de expansão e as suas possíveis soluções. Os estudantes, por meio de visitas guiadas, construirão seu próprio conhecimento territorial, uma vez que a proposta é estudar os diversos espaços físicos da região.

Para as acadêmicas do oitavo semestre de Arquitetura e Urbanismo, Mariana Porto Rotta e Juliane Fiss Webber, é muito importante a participação estudantil nesse tipo de evento. Segundo elas, o melhor da experiência é a integração entre os acadêmicos e o convívio com pessoas de realidades e visões diferentes. “Após esse tipo de evento, há um ‘antes’ e um ‘depois’. Isso agrega muitos valores, tanto pessoais como profissionais, comentou Mariana.

A atividade possibilitará o debate sobre olhares pessoais, de realidades distintas, sobre a mesma temática. A programação inclui palestras, mesas redondas, oficinas e debates que abordarão os problemas político-sociais e estruturais da cidade, com o propósito de contribuir para o planejamento de soluções práticas, não somente para Salvador, mas para diversas outras cidades do país.