/ Notícias / UCPel sedia Seminário sobre situação climática e social na região
UCPel sedia Seminário sobre situação climática e social na região
Nesta quinta-feira (14), o Auditório Dom Antônio Zattera, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sediará um encontro que vai debater a situação de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental que vivemos: trata-se do Seminário “Impacto das Mudanças Climáticas e Pobreza na região sul: Estamos Preparados?”. O encontro é uma parceria entre a Embrapa Clima Temperado, o Comitê de Entidades do Combate à Fome e pela Vida (COEP) e a UCPel.

No Brasil, assim como na maior parte dos países, a relação entre mudanças climáticas e desigualdades sociais é, ainda, um campo extenso a ser pesquisado. O seminário é um evento técnico, com a intenção de conhecer a rede da Defesa Civil e as estratégias que geralmente os municípios adotam em caso de desastres naturais – preventiva e praticamente.

O encontro buscará, também, contribuir para os debates ambientais que vêm sendo realizados em espaços públicos por todo o país desde 2009, quando foi criado o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, tendo o COEP como responsável por coordenar o grupo de trabalho “Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades”.

Confira a programação completa do Seminário:

8h – Inscrições
8h30min – Abertura
9h – Palestra “Mudanças climáticas e pobreza na região sul do Brasil”, com o professor da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas, João Carlos Vianna
10h – Apresentação cultural
10h10min – Palestra “O papel da Defesa Civil no Estado”, com o coordenador adjunto da Defesa Civil da Região Sul, Capitão Márcio André Facin
10h50min – Palestra “Defesa Civil do Município de Pelotas”, com o Secretário Adjunto da Defesa Civil do Município de Pelotas, Alípio de Azeredo
11h35min – Debate
12 horas – Intervalo
13h30min – Apresentação Cultural
13h45min – Palestra “Enchentes de Turuçu”, com a representante da Coordenadoria da Defesa Civil do Município de Turuçu, Catia Rejane Ollermann
14h30min – Palestra “Enchentes em São Lourenço do Sul”, com o coordenador da Defesa Civil do Município de São Lourenço, Amilton Neutzling