/ Notícias / UCPel sedia segunda edição da Virada da Habitação de Pelotas
UCPel sedia segunda edição da Virada da Habitação de Pelotas
15.08.2023 | 17:40 | #arquitetura-e-urbanismo
UCPel sedia segunda edição da Virada da Habitação de Pelotas

No dia 19 de agosto, às 13h30, ocorrerá a segunda edição da Virada da Habitação na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A atividade está sendo organizada pelo programa de extensão “Sustentabilidade no Habitat Social” do curso de Arquitetura e Urbanismo e ocorrerá na sala 407c do Campus I.

Organizado para promover o debate sobre habitação de interesse social, o evento terá o formato de mesa de debates, e contará com a participação de representantes das cidades de Itapevi-SP, Itu-SP, Salto-SP, São Paulo-SP, Sorocaba-SP, Curitiba-SP, Rio Grande-RS, Porto Alegre-RS, Vitória-ES, Brasília-DF, Goiânia-Go, Belo Horizonte-MG e Recife-PE. Também foram convidadas instituições como UFPel, IFSul, CUFA, Canto de Conexão, Prefeituras de Pelotas, Capão do Leão, Rio Grande, CAU, CREA, IAB e SINDUSCON.

Conforme a professora Joseane Almeida, a participação da UCPel reforça seu caráter de instituição comunitária, assim como também é uma oportunidade para apresentar o papel da extensão da universidade no tema da habitação social.

A Virada da Habitação é idealizada pela “Colabora Habitação”, liderada por “Articulação Habitat para a Humanidade Brasil”. Interessados em participar da atividade devem fazer inscrição pelo formulário. o Campus I da UCPel fica localizado na Rua Gonçalves Chaves, 373. Mais informações estão disponíveis pelo Instagram habitat_social.

13h30 – Abertura do evento

14h – Mesa 1 – O papel das instituições de ensino na habitação social. mediação: programa de extensão sustentabilidade no habitat social, da UCPel.

14h45 – Mesa 2 – A luta pela moradia digna. Mediação: Rede His - Rede de Habitação Social de Pelotas.

15h30 – Intervalo

15h45 – Mesa 3 – O poder público e a política habitacional. Mediação: REDE HIS - Rede de Habitação Social de Pelotas.

16h30 – Mesa 4 – A atuação dos profissionais liberais. Mediação: Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP)

17h30 – Debate final

18h - Encerramento