UCPel sedia Reunião Regional de Economia Solidária
13.04.2012 | 09:21
O próximo sábado (14) será um dia para se discutir políticas para o fortalecimento de práticas de produção, consumo e distribuição de bens e serviços de forma mais justa e sustentável. Promovida pela Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE), a Reunião Regional de Economia Solidária ocorrerá às 9h, no auditório do Campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), e visa, além de estimular essa discussão, apresentar o programa de atuação do projeto “RS + Justo e Solidário” na região.
O “RS + Justo e Solidário” é um projeto que tem por objetivo geral contribuir para a erradicação da condição que gera a pobreza extrema, através da melhoria dos fatores de produção dos Empreendimentos Econômicos Solidários existentes. Especificamente, busca promover a organização desses empreendimentos, fornecer assessoria técnica e acesso ao conhecimento, qualificar suas gestões e viabilizar melhores condições de acesso ao mercado. Dentre as áreas de atuação, a região Sul do Estado é uma das prioridades e, portanto, um dos focos primários de atendimento.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade (NESIC) e membro do Conselho Estadual de Economia Solidária, Renato Della Vechia, a região de Pelotas possui muitos empreendimentos dessa natureza. Dois exemplos apoiados pelo NESIC são a rede de comercialização Bem da Terra e o projeto que visa organizar uma rede de catadores na região. A realização da Reunião Regional na UCPel tem relação com a atuação contínua da Universidade no apoio à economia solidária. É voltada a gestores públicos, grupos de empreendimentos solidários e entidades de apoio, mas toda a comunidade interessada no assunto está convidada a participar das discussões.