Começou nesta terça-feira (13) na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o 29° Encontro Estadual das Comissões de Vestibular do Rio Grande do Sul, que é realizado em paralelo ao 20° Encontro de Redação de Vestibular do Rio Grande do Sul. O encontro tem por objetivo promover uma maior integração entre as Instituições de Ensino Superior do Estado, compartilhar experiências e discutir parâmetros e ações qualificadoras para os processos seletivos das instituições de ensino participantes, além de aprofundar o diálogo entre elas e a comunidade da região Sul.
O primeiro dia de atividades foi destinado à comunidade acadêmica, integrantes das Comissões de Vestibulares das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, coordenadores pedagógicos, diretores, coordenadores, professores e representantes de cursinhos pré-vestibulares. Na oportunidade, foram tratados assuntos como o Plano Nacional de Educação (PNE), avaliação de redações, acesso e permanência de candidatos com necessidades especiais na universidade, formas de ingresso no Ensino Superior e formas de preparação das questões e das provas.
Pela manhã os professores Álvaro Moreira Hypolito, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cássio Furtado, do Michigan Pré-Vestibular, Eunice Souza Couto, do Colégio Estadual Dom João Braga e o professor José Antônio Weykamp da Cruz, coordenador de Graduação da UCPel, participaram da mesa-redonda debatendo o Plano Nacional de Educação em relação à qualidade de educação, avaliação, aprendizagem e condições de participação de estudantes.
De acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Processo Seletivo da UCPel (COPERPS), Fabian Teixeira Primo, a relevância do encontro está em discutir novas medidas e possibilidades a serem tomadas na educação.
Plano Nacional
O PNE é uma iniciativa do Ministério da Educação que passou por diversas décadas de amadurecimento e, de acordo com o professor José Antônio Cruz, agora está numa fase adiantada de encaminhamentos. A marca desse plano é um olhar mais sistêmico sobre a educação, compreendendo desde a educação básica até a superior, da presencial até a educação a distância, em todos os aspectos e instâncias.
De acordo com o professor, o tema foi escolhido como primeira mesa-redonda por ser uma referência importante para a discussão em torno do processo seletivo. “Serão discutidas as recomendações e diretrizes em inclusão, acessibilidade e correção de disparidades regionais, que têm a ver com captação, já que o foco principal do processo seletivo é captação de alunos”, complementa.
Ainda pela manhã, a professora Cláudia Toldo, da Universidade de Passo Fundo (UPF), e a professora Ângela Treptow Sapper, da UCPel, abordaram a forma de avaliação de redações, realizando observações sobre o sistema tradicional e o sistema on-line de avaliações.
A tarde foi reservada para o debate acerca de acesso e permanência de candidatos com necessidades especiais na universidade, tradição e inovação nas formas de ingresso no Ensino Superior e parâmetros importantes na preparação das questões e das provas.
Na Charqueada
O último dia de evento, quarta-feira (14), terá como palco um dos locais mais tradicionais em Pelotas, a Charqueada São João. Neste dia, as discussões serão voltadas à segurança nos processos seletivos, media training, ações de divulgação e organização da prova. O local diferenciado foi escolhido para que os visitantes de outras regiões tenham contato direto com a história e a cultura doceira do município.