A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será sede de uma das etapas regionais da Maratona de Programação 2025, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A competição acontecerá no próximo sábado (13) e promete ser histórica: entre todas as sedes regionais do Brasil, Pelotas registrou o maior percentual de times com participação feminina, com 62,5%.
Além de Pelotas, outras cidades com destaque na inclusão feminina na competição são Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP), Serra (ES), Belo Horizonte (MG) e Natal (RN). Os dados reforçam um movimento crescente de presença e protagonismo das mulheres na área de tecnologia, historicamente dominada por homens.
“É uma grande satisfação destacar que a sede regional do evento na UCPel obteve o maior índice nacional de times com participação feminina, com 62,5%, reafirmando o compromisso da instituição em estimular e valorizar a presença das mulheres na tecnologia", destaca o professor Leandro Zafalon Pieper, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UCPel e coordenador da etapa regional do evento.
A Maratona de Programação, criada em 1996, tem como objetivo estimular a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas sob pressão e o trabalho em equipe. A disputa reúne estudantes de graduação e pós-graduação de cursos como Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática e áreas correlatas.
Durante a prova, cada equipe — formada por três estudantes — terá cinco horas para resolver o maior número possível de problemas utilizando apenas um computador e materiais impressos.
Além da competição em si, o evento representa uma oportunidade para os alunos se conectarem com o ecossistema de tecnologia e inovação, além de incentivar a inclusão e diversidade no setor. As melhores equipes classificadas na etapa regional disputarão a final nacional da Maratona de Programação, que reunirá os destaques de todo o país.