/ Notícias / UCPel sedia curso sobre prestação de contas eleitorais
UCPel sedia curso sobre prestação de contas eleitorais
01.08.2012 | 15:26 | #ciencias-contabeis
UCPel sedia curso sobre prestação de contas eleitorais
No mês em que comemora os 50 anos de seu curso de Ciências Contábeis, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe uma série de eventos ligados à profissão. O primeiro deles ocorre nesta quinta-feira (02). Trata-se do curso Prestação de Contas Eleitorais, que deverá reunir profissionais da área de Contabilidade, estudantes, candidatos e interessados no tema.

O curso será ministrado pelo técnico em Contabilidade, advogado e consultor das áreas contábil, fiscal e jurídica, Carlos Souto Júnior, que traz no currículo larga experiência no assunto.

A atividade esmiúça toda a legislação que regra a prestação de contas de campanhas políticas e é realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS). Além da parte legal, a atividade contempla, ainda, exemplos práticos de como fazer essa prestação de contas. “É um curso excepcional”, resumiu o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC, Adriel Mota Ziesemer.

Na programação, estão 40 tópicos divididos nas seções que tratam da arrecadação de recursos, sua aplicação e a prestação de contas propriamente dita.
O curso é gratuito e ocorre das 14h às 18h no Campus II da UCPel (rua Almirante Barroso, 1.202). Profissionais e estudantes que quiserem participar podem fazer sua inscrição online aqui. Demais interessados podem se inscrever procurando o Sindicato dos Contabilistas, pelo telefone (53) 3225-3236.

Conheça os temas abordados
Arrecadação de recursos: requisitos indispensáveis, comitês financeiros - atribuições, constituição e registro, conta bancária específica, recibos eleitorais, prazos, formas e fontes de arrecadação, formas e limites de doações, doações proibidas, doações de partido político e entre candidatos, comercialização de bens, eventos de arrecadação de recursos, recursos de origem não identificada e comprovação das doações.

Aplicação de recursos: limites de gastos, período permitido para gastos, tipos de gastos, material impresso, pequenas despesas, registro nas contas, “dobradinhas”, gastos de eleitor simpatizante, gastos proibidos, comprovação das despesas, sobras de campanha, fiscalização e dívida de campanha.

Prestação de contas: dos obrigados a prestar contas, contas sem movimentação, prazo e documentos prestação de contas parciais, prazo e documentos prestação de contas final, problemas na transmissão dos dados, análise e julgamento, diligências, erros formais, contas retificadoras, contas intempestivas, consequências da desaprovação, acompanhamento da receita federal, quitação eleitoral, recursos contra decisão das contas e guarda da documentação.