/ Notícias / UCPel sedia Conferência do Plano Municipal de Educação
UCPel sedia Conferência do Plano Municipal de Educação
27.05.2015 | 15:09 | #comunidade
UCPel sedia Conferência do Plano Municipal de Educação
Na tarde desta terça-feira (26), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu representantes de diversas instituições ligadas ao ensino para a Conferência do Plano Municipal de Educação (PME). Assim como todos os municípios do país, Pelotas tem até o dia 24 de junho deste ano para adequar seu plano de educação, com vigência de dez anos, conforme o Plano Nacional da Educação, aprovado em 2014. O documento nacional é formado por 20 metas que buscam a universalização e a qualidade da educação.

Com a presença da secretária municipal de Educação, Lúcia Cristina dos Santos, os profissionais debateram o estudo das estratégias nos eixos Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Superior e Gestão, Financiamento, valorização e formação continuada. Após a conferência e a inclusão das considerações da comunidade, o texto será encaminhado à Câmara dos Vereadores para votação.

Participam da comissão para adequação do PME representantes das instituições de Ensino Superior, Conselho Municipal de Educação, 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Secretaria de Cultura (Secult), Escolas Especiais, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), Promotoria Regional da Educação, Grupo EducAção, Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp), Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro), Associação dos Proprietários dos Centros de Recreação Infantil de Pelotas (Aprocrip) e Conselho de Acompanhamento e Controle Social (Cacs).

Na quarta-feira (27), a reunião será na área externa do auditório do Colégio Municipal Pelotense, quando ocorrerá a votação das estratégias pelos delegados credenciados.

Segundo o professor da UCPel José Antônio Weykamp da Cruz, a participação da Católica é fundamental nessa discussão. “Para nós, o principal ponto abordado foi enxergar o PME como um plano para se pensar a educação em todos os níveis e o Ensino Superior, em especial, na formação dos professores e dos demais profissionais da educação”, ressaltou, ao citar que, em abrangência municipal, a Conferência estimulou a unidade entre as instituições.