Na tarde de segunda-feira (13), o Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu para o evento Caravana da Transparência o vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairolli, bem como autoridades municipais, estaduais e federais e representantes de diversos setores da sociedade.
A Caravana da Transparência é uma rodada de encontros que iniciou em março e pretende informar os gaúchos sobre a real situação das finanças públicas do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, são apresentados os cenários econômicos e as medidas implementadas para o enfrentamento da crise, além de debatidas ações prioritárias que irão integrar o Plano Plurianual (PPA), coordenado pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional.
Já no início de sua fala em Pelotas, Cairolli não ignorou os cartazes, faixas e sinais de protesto de funcionários públicos e representantes de entidades civis que pediam por providências em áreas consideradas prioritárias no contexto social. "O que está nessas faixas é exatamente o que nós queremos, mas, para isso, precisamos, primeiro, que a sociedade rio-grandense conheça a real situação por que passam as finanças do Rio Grande do Sul e se busque recursos, para construir e fazer ajustes com a participação de todos", afirmou.
Dividida em três momentos, a apresentação foi conduzida pelo Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch. Na primeira etapa, o Secretário da Fazenda, Giovani Feltes, apresentou os números divulgados pela Caravana da Transparência - como o déficit de R$ 5,4 bilhões nos cofres públicos estaduais identificados ainda no início de 2015, o que equivale a três folhas de pagamento mensais do Rio Grande do Sul. Na sequência, foi discutida a metodologia do PPA, com a explanação do plano de investimento para os próximos quatro anos - 2016, 2017, 2018 e 2019. À presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede/Sul) Roselani Sodré da Silva coube a apresentação das propostas efetivas do Conselho para colaborar com o enfrentamento do grave quadro sócio-econômico que o estado possui.
Calendário
Além de Pelotas, os municípios de Passo Fundo, Ijuí, Santa Maria, Novo Hamburgo, Osório e Alegrete já receberam a Caravana. Os próximos encontros agendados são com a população de Lajeado e Caxias do Sul, ambos na terça-feira (14).