O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel), uma das entidades que compõem o Conselho Municipal do Idoso, estará representado na VI Conferência Municipal do Idoso. A atividade ocorre dia 26 de março, das 13h às 18h, no Auditório Dom Antônio Zattera.
O objetivo da Conferência é promover a reflexão e a discussão sobre a participação de diversos setores da sociedade como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa. Nesta edição, temas como Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer serão abordados.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal do Idoso e coordenadora do Cetres, Sulanita Arruda, a conferência é o fórum legítimo e democrático para a discussão, revisão e avaliação das ações desenvolvidas para as pessoas idosas. “Na ocasião, iremos discutir a reafirmação de competências, compromissos e corresponsabilidades dos órgãos governamentais e dos demais atores que atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas”, afirma.
Programação
As inscrições serão feitas às 13h. A abertura oficial da conferência acontece às 14h. A palestra “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, ministrada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel, Vini Rabassa da Silva, inicia às 14h15min. Logo após, às 15h15min, os grupos de debates iniciarão suas atividades, e às 16h15min, uma pausa para o intervalo. O retorno dos grupos ocorre às 16h30min, e a plenária final, às 17h30.
Redação: Victoria Priotto