A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sedia na quinta-feira (11) a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento proposto pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Pelotas (CMASPel/RS) debaterá A Política de Assistência Social: direito do povo com financiamento público e participação social. As atividades ocorrem no Auditório Dom Antônio Zattera, a partir das 8h30.
A Conferência constitui um foro municipal de reflexão e deliberação sobre a Política Municipal. Na programação do evento está prevista a apresentação da proposta e dos eixos temáticos a partir das 10h. Os pontos tratados serão: direito à assistência social; gestão, execução e financiamento da política de assistência social; e, por último, a participação e controle social.
Já às 14h haverá uma mesa-redonda com o tema central da palestra. Participarão do debate os professores Avelino da Rosa Oliveira, Neiva Afonso Oliveira e a assistente social Andreia Heidrich. A mediação ficará por conta do vice-presidente do CMASPel, Robson Becker Loeck.
Segundo a coordenadora do curso de Serviço Social da UCPel e responsável pelo evento, Luciane da Silva, a Conferência proporciona a garantia da efetivação e fortalecimento dos dispositivos de controle social na construção coletiva da Política de Assistência Social. “Também é um espaço de formação para os discentes”, completa.
O evento é aberto ao público. Entretanto, na plenária final terão voto os delegados representantes das entidades e devidamente identificados, conforme paridade disposta no Regimento da Conferência. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no evento. A Conferência é realizada pelo CMASPel em parceria com a UCPel e a Prefeitura de Pelotas.
8h30 – Credenciamento
9h – Mesa de Abertura
9h30 – Momento Cultural (Grupo Notas de Esperança - IMDAZ)
9h45 – Leitura do Regimento
10h – Apresentação da Proposta da Conferência e dos seus eixos temáticos
10h45 – Grupos de Trabalho
11h40– Entrega dos relatórios dos Grupos de Trabalho
12h – Almoço
13h30 – Apresentação Cultural (Grupo Musical CERENEPE)
14h – Mesa-redonda: “A Política de Assistência Social: direito do povo com financiamento público e participação social” com a participação dos professores Avelino da Rosa Oliveira e Neiva Afonso Oliveira, além da assistente social Andreia Heidrich. A mediação será por conta do Vice-Presidente do CMASPel, Robson Becker Loeck
15h30 – Apresentação dos Grupos de Trabalho
16h – Plenária Final
16h30 – Escolha dos Delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social
17h – Coquetel de encerramento
Redação: Karina Kruschardt