/ Notícias / UCPel retoma Programa Redes de Cooperação
UCPel retoma Programa Redes de Cooperação
10.10.2022 | 16:41 | #institucional #edr
UCPel retoma Programa Redes de Cooperação

Pela quinta vez consecutiva, a Católica de Pelotas (UCPel) operacionaliza o Programa Redes de Cooperação, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS e com atuação nos municípios que compõem o Corede Sul. Três novas redes nas áreas da agroindústria, da criação de aves livres de gaiola e na fabricação de móveis serão formadas.

Durante o lançamento de duas delas, ocorrido na Expofeira, o presidente da rede Alimentare Sul, Igor Fonseca, avaliou que a cooperação auxiliará na troca de ideias e na compra compartilhada. Para a presidente da rede Aves Livres de Gaiola, Nara Rosa, a parceria também vai aumentar a visibilidade dos produtos derivados da agricultura colonial.

Programa ligado ao Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), o Redes de Cooperação, também dará continuidade ao acompanhamento de cinco redes formadas anteriormente, nas áreas de  materiais de construção, escolas infantis, hotéis e pousadas, turismo e restaurantes.

De acordo com o coordenador do EDR, Fábio Castro Neves, o programa começou em maio de 2022 na busca por empresas para a formação das novas redes. “As empresas fundadoras das redes já estão definidas. A próxima etapa será a de prospecção de novas empresas com o objetivo de expansão”.

Próximas etapas

Conforme explica o coordenador do EAD, a metodologia usada no Programa Redes de Cooperação foi desenvolvida pelo governo do estado, sendo aplicada por todas as instituições de ensino superior que executam o programa. “Consiste em sensibilizar micro e pequenas empresas que atuam em um determinado ramo para trabalharem de forma associativa a fim de buscar vantagens competitivas para crescerem e se manterem no mercado”, explica.

Após a sensibilização, vem a formação da rede com formatação jurídica e planejamento estratégico em que já está englobado o lançamento para o público fornecedor e consumidor. Posteriormente, vem o acompanhamento e capacitação das redes constituídas.

A fim de dar uma maior robustez ao Programa, é estimulada a aproximação das redes com a extensão universitária da UCPel, possibilitando aos pequenos empreendedores um acompanhamento técnico frequente aos seus negócios. “Nossos alunos também serão beneficiados, pois conhecerão na prática o funcionamento de pequenos empreendimentos”, completa Neves.

Novas redes

A rede Aves Livres de Gaiolas trabalha com a criação de galináceos através de um sistema de produção em que os animais são criados soltos e livres de gaiolas. Nesse modelo, o bem-estar das aves é uma prioridade, permitindo que tenham condições de expressarem seus comportamentos naturais, além de entregar um produto final de excelente qualidade.

Já a rede Alimentare Sul é composta por agroindústrias que processam diversos alimentos produzidos na região, fortalecendo a agricultura familiar e a permanência do homem no campo. Ainda está em elaboração a rede de fabricação de móveis.

Redação: Rita Wicth - MTB 14101