/ Notícias / UCPel retoma atividades práticas presenciais e de estágio a partir do dia 21
UCPel retoma atividades práticas presenciais e de estágio a partir do dia 21

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em conformidade com o decreto estadual 55.465/2020, anuncia à comunidade acadêmica que começará a retomada das atividades acadêmicas práticas e de estágio a partir do dia 21 de setembro. A medida, que contempla os cursos de Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia, será realizada mediante o cumprimento de uma série de Protocolos de Biossegurança implantados para que todas as recomendações das autoridades sanitárias sejam executadas. Os cronogramas e as escalas da retomada serão repassados aos alunos diretamente pelas coordenações de cada curso. Já as atividades teórico-cognitivas continuarão ocorrendo de forma remota.

Para que a retomada gradual ocorra, acadêmicos de três grupos específicos devem preencher formulário, disponível no SAPU, até o dia 14 de setembro, caso tenham necessidade. São eles: estudantes que sejam do grupo de risco para COVID-19; alunos residentes em outras cidades e/ou estados, para que a UCPel possa deliberar sobre a obrigatoriedade de quarentena; e para alunos do curso de Medicina anteriormente classificados como grupo de risco mas que pretendem retornar às atividades presenciais agora.

A UCPel informa que para todos os alunos em atividades práticas serão garantidos os equipamentos de proteção individual necessários. Há comunicação visual nos Campi indicando as regras de distanciamento, etiqueta respiratória e higiene; garantia de distância de 1,5 metro entre pessoas; disponibilização de álcool gel em salas e corredores; aferição de temperatura por meio de termômetro eletrônico infravermelho, entre outras medidas necessárias. Além disso, todos os ambientes da UCPel terão limpeza intensificada conforme notas técnicas sanitárias. Também será garantida a testagem de alunos e colaboradores sintomáticos, entre outros cuidados. Para ingresso nos Campi, é obrigatório o uso de máscara.

Informações ao quadro funcional e docente

Aos funcionários técnico-administrativos, a universidade reforça que a retomada das práticas e de estágios não contempla a volta normal ao trabalho. Apenas aqueles que atuam nas áreas das práticas serão convocados, a partir de contato direto com os gestores. Em caso de necessidade de ampliação do quadro, esta demanda será tratada diretamente entre os gestores e suas equipes. Assim, a atividade remota e em home office segue sendo o meio de trabalho dos funcionários da UCPel.

Para os docentes e os técnicos-administrativos da UCPel, além do grupo de risco previsto no Plano de Distanciamento Social do Estado do RS, estão incluídas as pessoas de 60 anos ou mais, que automaticamente se encaixam na categoria de grupo de risco. Aqueles com 60 anos ou mais que não apresentarem comorbidades e desejarem retornar ao trabalho, deverão enviar um e-mail ao recursoshumanos@ucpel.edu.br pedindo agendamento de exame de retorno junto ao médico do trabalho. Para os demais pertencentes ao grupo de risco, deverá ser enviado atestado médico para o e-mail do RH: recursoshumanos@ucpel.edu.br.