/ Notícias / UCPel requalifica ambulatório de dermatologia especializado em psoríase e doenças cutâneas graves
22.04.2024 | 09:04 | #medicina

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) requalificou os atendimentos de dermatologia em seu ambulatório, dando foco a doenças de pele muitas vezes subdiagnosticadas, que geram importante impacto negativo na vida dos pacientes afetados.

A iniciativa conta com o apoio da coordenação do curso de Medicina, e é liderada pelos professores Joice Göebel, Ralph Vighi da Rosa e Hiram Larangeira.

Segundo dados do IBGE e levantamento realizado pela equipe de dermatologia da UCPel, existem cerca de 14 mil pacientes com psoríase na região Sul do Estado. Destes, 20% tendem a evoluir para formas graves, podendo gerar sequelas físicas e emocionais irreversíveis. O ambulatório especializado vem como uma solução de serviço de qualidade para os afetados.

Segundo a professora do curso de Medicina da UCPel, Joice Göebel, o ambulatório proporciona aos alunos uma visão multidisciplinar da dermatologia, indo além da pele, como é sempre salientado em sala de aula. Além disso, essa abordagem, bem como o uso de medicamentos modernos, como os imunobiológicos, são de extrema importância para formação de novos profissionais.

O ambulatório conta com o auxílio voluntário de outros médicos, proporcionando uma troca de conhecimento entre as áreas e enriquecimento de discussões sobre os casos atendidos.

O atendimento acontece nas sextas-feiras das 8h às 12h no Campus da Saúde, na Av. Fernando Osório, 1586.

Redação: Betânia Bierhals