Os projetos de acessibilidade da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ganharam novos integrantes com a reformulação do Núcleo de Acessibilidade, que deverá planejar e acompanhar a execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no que tange à acessibilidade.
As ações do Núcleo irão garantir o cumprimento das diretrizes estabelecidas no documento do Ministério da Educação intitulado Referenciais de acessibilidade na educação superior e a avaliação in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Compõem o grupo Marco Antônio Moreira, Maurício Godói, Ieda Lourdes de Assumpção, Josiane Gomes, Maria Cristina Padilha, Juliana Germano, Cristiano de Carvalho e Izaura Virgínia Oliveira.
O Núcleo irá se reunir quinzenalmente e, caso haja necessidade, reuniões extraordinárias serão convocadas. Todos os pareceres do Núcleo de Acessibilidade serão encaminhados mensalmente para a Reitoria. O Núcleo foi criado em 2014 e desde então tem sido responsável pelo atendimento das demandas que dizem respeito à acessibilidade da comunidade que acessa a UCPel.