A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através de seu Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), recebeu nesta semana a visita de representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) para falar sobre o tema inovação. Em pauta no encontro, a proposta da criação de uma rede de inovação entre instituições gaúchas e catarinenses, da qual a UCPel passará a fazer parte.
Em recepção montada na sala do EDR no Pelotas Parque Tecnológico, estiveram presentes membros do Escritório, liderados pelo coordenador, professor Ezequiel Megiato, a Pró-Reitora Acadêmica da UCPel, professora Patrícia Haertel Giusti e os representantes das instituições: Jaira Puppim, secretária executiva da COMUNG e Adriano Rodrigues, da Relação Institucional e Governamental do Sistema ACAFE.
A conversa teve como foco inicial a apresentação das atividades do EDR e, na sequência, detalhou sobre como o tema inovação vem sendo trabalhado no contexto geral da universidade. “Trouxemos à tona o recém criado núcleo de inovação, iniciativa que busca fazer uma articulação entre todas as áreas da UCPel, com atenção especial à pesquisa, e tendo participação do CIEMSUL e de empresas e parceiros externos”, comentou o coordenador do EDR, Professor Ezequiel.
Por sua vez, a ACAFE apresentou suas ideias e a proposta de criação de um ecossistema de inovação entre as universidades comunitárias. A UCPel sinalizou de forma positiva a parceria entre instituições em um grande ambiente de inovação.
Uma das ações apresentadas pelo EDR na reunião se trata da implementação de uma disciplina comum de inovação vinculada a todos os cursos da área da saúde e tecnologia da informação. Esta iniciativa é classificada como a primeira grande medida do novo Núcleo de Inovação, citada por Megiato.
A disciplina, no entanto, será antecipada pela chamada “vivência acadêmica de inovação”. O projeto, com previsão de lançamento para os próximos meses, oportunizará aos alunos discussões e soluções de problemas reais do mercado.
A iniciativa contará com parceria do Hospital Universitário São Francisco de Paula e dos Hospitais Ernesto Dornelles e São Lucas da PUC, ambos de Porto Alegre. Enquanto isso, a disciplina será preparada para entrar no quadro curricular a partir de 2022.
Após a sinalização positiva por parte da Universidade Católica para integrar a rede de inovação, um novo encontro irá dar sequência às tratativas, dessa vez com a presença dos reitores das instituições envolvidas.
Redação por: Rafael Mirapalheta