/ Notícias / UCPel recebe visita de representante da comissão assessora do PET-Saúde
UCPel recebe visita de representante da comissão assessora do PET-Saúde
A cada ano, representantes do Ministério da Saúde visitam as instituições de ensino vinculadas ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) com o objetivo de fazer o acompanhamento das atividades em curso. Seguindo o cronograma, nesta quinta-feira (1º), foi a vez de a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) passar por esta experiência. Na oportunidade, a professora Beatriz Jansen Ferreira, integrante da comissão assessora da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Governo Federal, esteve reunida com alunos e docentes da Universidade. A visita, que começou com um passeio pela Biblioteca do Campus I, esteve direcionada ao acompanhamento da apresentação dos projetos desenvolvidos pala UCPel no âmbito do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-Saúde).

“Este é um momento muito importante, pois temos a oportunidade de avaliar o que está sendo feito e procurar aperfeiçoar ainda mais as nossas ações”, salientou a diretora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde da UCPel, professora Moema Chatkin. Durante o encontro, ela expôs as particularidades das tarefas realizadas nas cinco áreas de abrangência do projeto: Gestão; Qualificação da Atenção Básica; Saúde do Idoso; Vigilância e Saúde Mental.

Ao elogiar as atividades que estão sendo realizadas, a representante do Ministério da Saúde apontou o trabalho inovador executado pelo Pet-Gestão da UCPel, com atuação destacada na regulação dos serviços de acesso à saúde. Segundo ela, esses programas ajudam de forma decisiva na formação dos futuros profissionais. Em sua participação, Beatriz salientou a importância do envolvimento da comunidade acadêmica com o projeto, enfatizando o papel decisivo do Sistema Único da Saúde (SUS) no atendimento à população brasileira. “Saber que 155 milhões de pessoas, em um universo de 190 milhões, dependem exclusivamente do SUS demonstra que este sistema é absolutamente necessário, mesmo com todas as dificuldades em torno de sua execução”, diz.

Ao falar da operacionalização do projeto, Beatriz destacou a integração dos programas de educação voltados ao trabalho em saúde (Pet-Saúde e Pró-Saúde), cujos editais estão sendo lançados de forma conjunta. “O governo aproximou os dois programas para potencializar a especialização em educação e prestação de serviços na área da saúde”, destaca.

Integrada ao Programa desde 2009, neste ano a UCPel já participa do edital do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PROPET). Em 2014, haverá um novo encontro com representantes do Governo Federal. Desta vez, no entanto, será executado o acompanhamento final dos trabalhos em desenvolvimento, já com a execução de um prognóstico para a continuidade das atividades em editais futuros.