A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu a visita de representantes da South Collab Health (SCH) para conhecer os espaços de inovação da universidade. O grupo, formado por 64 instituições, busca fomentar a inovação e novas parcerias para o ecossistema de inovação em saúde.
Na UCPel, o grupo conheceu o Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul) e os negócios incubados no espaço. O Campus Saúde também recebeu os integrantes do movimento. Lá, foi apresentado o projeto Health UX Lab - Laboratório de Simulação, Usabilidade e Avaliação de Tecnologias para a Saúde.
Para o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Fábio Castro Neves, a missão do South Collab Health é um movimento importante e constituído por players relevantes do ecossistema de inovação e saúde. “A participação da UCPel neste grupo permite, principalmente, a possibilidade de trocas e de aproximações para trabalhos conjuntos”, avalia.
Além da UCPel, o grupo visitou as empresas Lifemed, Freedom e participou de um evento sobre inovação na Fenadoce. Também cumpriram agenda no Pelotas Parque Tecnológico e no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas.
No Rio Grande do Sul, o setor movimenta anualmente cerca de 12 bilhões de reais. Instituições de oito regiões do estado, Região Metropolitana e Litoral Norte, Região Sul, Região Fronteira Oeste e Campanha, Região dos Vales, Região Produção e Norte, Região Noroeste e Missões, Região da Serra Gaúcha e Região Central têm representantes.
Pelotas foi uma das cidades escolhidas pelo grupo por ser um polo de referência na área, contando com o APL da Saúde (Arranjo Produtivo Local do setor), associação de empresas e instituições, a qual tem como missão promover a articulação, a cooperação e a coordenação de ações no setor da saúde para geração do desenvolvimento regional.
Redação: Rita Wicth - MTB 14101 - Com informações do site http://southcollabhealth.com.br/