/ Notícias / UCPel recebe visita da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado
UCPel recebe visita da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado
07.12.2023 | 19:21 | #institucional
UCPel recebe visita da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, foi recebida na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) pela reitoria da instituição. Em pauta a apresentação de dois projetos da UCPel contemplados em editais de financiamento do Governo do Estado.

Durante a visita, os docentes Ana Cristina Kreamer e Everton de Souza puderam divulgar as especificidades dos projetos Health UX Lab — Laboratório de Simulação, Usabilidade e Avaliação de Tecnologias para a Saúde e Inovare BioSim Lab — Laboratório de Engenharia Biomédica e Biomateriais da UCPel, respectivamente.

As obras no Campus da Saúde também foram tema da conversa. Após uma apresentação de um vídeo das obras que estão sendo executadas, o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, enfatizou que a universidade tem vocação na área da saúde e que a pesquisa e a inovação têm sido um importante foco em sua gestão.

Simone, que foi pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Universidade do Vale do Taquari, destacou a importância dos investimentos e parcerias que fomentem a ciência e a tecnologia. “Que cada um de nós possa ser porta-voz e traduzir para a sociedade que os investimentos nestas áreas se transformam em bem-estar e em qualidade de vida”, pontuou.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, também presente na reunião, corrobora com as afirmações de Simone ao exaltar que com a ciência e a tecnologia é possível mudar vidas, principalmente se estiverem a favor da saúde das pessoas. Bazanella parabenizou a UCPel e a todos que colaboraram para que a cidade tenha este legado.

Também estiveram presentes na reunião a pró-reitora acadêmica Moema Chatkin; a pró-reitora administrativa Magda Westerman; o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, Fábio Castro Neves; o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Ricardo Pinheiro. Coordenadores dos programas de pós-graduação também estiveram presentes.

Castro Neves destacou que Universidade e o EDR se mantêm abertos para parcerias que possam promover e proporcionar avanços tanto à formação dos alunos quanto ao desenvolvimento da cidade e da região.

Health UX LAB

Contemplado pelo edital Inova RS o projeto tem como objetivo proporcionar inovação na Zona Sul através da criação de equipamentos eletromédicos. Com o investimento, o laboratório de simulação já existente no Campus Saúde da UCPel será ampliado. O valor encaminhado pelo Inova também será usado na aquisição de equipamentos, consultorias e materiais necessários para operação do espaço.

A iniciativa possui um custo total de R$1,7 milhão, sendo que R$1 milhão será encaminhado pelo programa do governo do Estado, e o restante, em contrapartida de R$130 mil da UCPel, R$509 mil da Lifemed e R$74 mil do HUSFP.

Inovare BioSim Lab

O objetivo principal da atividade é criar um Laboratório de Engenharia Biomédica e Biomateriais vinculado ao Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação e ao curso de Biomedicina da universidade, dando suporte para outros cursos da área da saúde, conforme diz Everton Souza, professor do mestrado de Engenharia da Computação na UCPel.

O projeto foi contemplado no edital Techfuturo Saúde e também será executado em parceria com a empresa Lifemed. Como parte inicial do projeto, a equipe concentrará seus esforços no desenvolvimento de um medidor de diurese, um dispositivo médico projetado para medir de maneira precisa e em tempo real o volume urinário de pacientes.