/ Notícias / UCPel recebe visita da delegação da cidade de Aveiro
UCPel recebe visita da delegação da cidade de Aveiro
17.06.2014 | 15:05 | #institucional
UCPel recebe visita da delegação da cidade de Aveiro
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu, na tarde desta terça-feira (17) a visita da delegação da Associação dos Produtores de Ovos Moles de Aveiro, Portugal. O grupo, que cumpre agenda em Pelotas, esteve na Reitoria da Instituição, onde foi recebido com os tradicionais doces finos pelotenses.

Na ocasião, o presidente da Associação, José Francisco Silva, destacou o momento de união entre os produtores da iguaria portuguesa ao falar sobre a importância da primeira pessoa do plural para o futuro. “Estamos aqui para servir e respeitar o receituário tradicional de cinco séculos”, ressaltou.

O reitor, José Carlos Bachettini Júnior, apresentou a UCPel, com especial destaque ao universo de aproximadamente 40 mil egressos e o rol de mais de 30 cursos que servem à região. Bachettini falou, ainda, sobre o status de universidade comunitária - diferenciação nova no Brasil -, que contempla instituições particulares de cunho público, como é o caso da UCPel.

Tradição mantida
Para o presidente da Associação o grupo pôde comprovar, durante a visita a Pelotas, que o município reflete o fazer ancestral das doceiras de Portugal. “Aqui guardaram, de forma quase santificante, extraordinária, a receita portuguesa”, elogiou. Ele falou, ainda, sobre o relacionamento com instituições de ensino para a qualificação dos produtos, como no caso de Aveiro, que buscou maneiras de estender a validade dos ovos moles sem perdas no aspecto sensorial.

Para o reitor, a aproximação é também espaço de discussão para propiciar que o relacionamento entre as cidades se solidifique e Pelotas possa viver o mesmo processo de qualificação e história que Aveiro vive. A cidade portuguesa é mundialmente famosa por seu doce de ovos moles.