/ Notícias / UCPel recebe secretário estadual de Justiça
UCPel recebe secretário estadual de Justiça

Na tarde desta quinta-feira (19) a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu a visita do secretário estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild. Durante o encontro foi discutido um plano para o desenvolvimento de ações e projetos acadêmicos, entre eles a criação do Observatório do Sistema Prisional.

A comitiva da Secretaria de Justiça e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) foi recebida pelo reitor da Católica de Pelotas, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, que abriu o encontro lembrando os desafios vividos pela universidade devido à pandemia. Ele também relembrou iniciativas da UCPel como pesquisas, programas e projetos de extensão, desenvolvidos junto ao sistema prisional. “Somos uma universidade parceira, atuante na comunidade, pronta para mudar realidades a partir da educação”, salientou Bachettini.

Já o secretário estadual de Justiça destacou a importância de dialogar com o meio acadêmico para encontrar solução para problemas enfrentados no sistema prisional gaúcho. Hauschild chegou a lançar um desafio à instituição relacionado à medidas socioeducativas além do cárcere. “Queremos ter as universidades, seus professores, seus alunos, como parceiros para repensar a atual situação vivida pelo sistema prisional”, disse o gestor estadual ao convidar a Católica de Pelotas a ser o referencial acadêmico para a criação do Observatório do Sistema Prisional.

Convênio

Durante o encontro os professores do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH), Christiane Freire Russomano e Luiz Antônio Bogo Chies, falaram sobre as ações realizadas pela UCPel junto ao sistema prisional nos últimas três décadas, com destaque para a formação do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários(GITEP) e, mais recentemente, para o Censo Nacional de Leitura - Projeto BRA/18/19 “Fortalecimento do Monitoramento e da Fiscalização do Sistema Prisional e Socioeducativo”.

Eles também destacaram algumas ações do atual convênio entre a UCPel e o Estado para investir na capacitação de servidores da SUSEPE e no desenvolvimento de atividades destinadas à pessoa privada de liberdade. A primeira ação será um curso remoto para agentes penitenciários.

O encontro contou com a presença do pró-reitor Acadêmico, Ezequiel Megiato e do chefe de gabinete da reitoria, professor Demócrito Francisco Primo dos Santos.

Redação: Alessandra Senna