/ Notícias / UCPel recebe professores do Mestrado em Engenharia
UCPel recebe professores do Mestrado em Engenharia
19.05.2014 | 17:50 | #institucional
UCPel recebe professores do Mestrado em Engenharia
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu, nesta segunda-feira (19), os professores que farão parte do corpo docente de seu novo Mestrado, em Engenharia Eletrônica e Computação. O curso tem parceria com outras duas instituições de ensino referências nas áreas de Engenharia Elétrica, Computação e Microeletrônica. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fazem, com a UCPel, uma nova modalidade de associação na região.

Ao receber o grupo, o reitor José Carlos Bachettini Júnior ressaltou o quão importante é o momento para a Universidade, que passa por uma reestruturação acadêmica e administrativa. A pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Giusti, falou sobre a qualificação que os docentes agregarão à Universidade. O coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Ricardo Pinheiro, agradeceu a disponibilidade de associação entre as Universidades, colocando a estrutura da UCPel à disposição do grupo e reafirmando o suporte que permita o engajamento para este que é um projeto de importância para a Instituição.

Durante a tarde, os professores do Mestrado tiveram uma reunião de trabalho, na qual definiram, entre outros elementos, orientação e co-orientação de alunos, comissão e critérios de seleção e aspectos operacionais. O formato do processo seletivo e a data de início das aulas deverão ser divulgados em breve.

O Mestrado
Possui as linhas de pesquisa em Processamento de Sinais, Projeto de Circuitos Integrados e Computação Ubíqua. Nas três, o viés mais forte será para projetos voltados à área da saúde. O corpo docente é composto por pesquisadores qualificados ligados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), trazendo sua experiência para a formação dos mestrandos e fomento de investigação científica na área.

Quem são
A UCPel, a UFRGS e a UFSC compõem o corpo docente. Conheça os professores.

Sérgio Bampi (UFRGS)
Graduado em Engenharia Eletrônica e bacharel em Física pela pela UFRGS, mestre em Engenharia Elétrica - Microeletrônica - e doutor em Engenharia Elétrica na área de Microeletrônica -, ambos pela Stanford University. Tem experiência na área de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica, com ênfase em Hardware e Microeletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de circuitos integrados, projeto de circuitos CMOS mistos analógico-digitais, arquiteturas dedicadas para processamento de vídeo e imagens, processamento de sinais, arquitetura de computadores, modelos de dispositivos integrados MOSFET, medidas elétricas em nanodispositivos, microeletrônica, nano-eletrônica.

Érika Fernandes Cota (UFRGS)
Doutora em Ciência da Computação pela UFGRS. Possui dois capítulos de livros e dois livros publicados. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em teste de sistemas integrados de hardware e software. Em suas atividades profissionais interagiu com 36 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: teste, BIST, auto teste embutido, sistemas tolerantes a falhas, sistemas integrados e sistemas embarcados.

José Carlos Moreira Bermudez (UFSC)
Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Engenharia Elétrica pela Concordia University, do Canadá. Possui pós-doutorado pela University of California - Irvine e Institut National Polytechnique de Toulouse, França.
Pesquisador visitante em Concordia University,  na University of California - Irvine, no Institut National Polytechnique de Toulouse, e na Université Nice Sophia-Antipolis, France. Suas áreas de atuação são filtragem adaptativa, processamento digital de sinais, processamento estatístico de sinais e sistemas de telecomunicações.


Márcio Holsbach Costa (UFSC)
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFRGS, mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia Elétrica pela UFSC. É professor do Departamento de Engenharia Elétrica e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente suas áreas de interesse são: processamento de sinais biomédicos, desenvolvimento de técnicas para auxílio à audição, controle ativo de ruído e filtragem adaptativa.

Ricardo Augusto da Luz Reis (UFRGS)
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFRGS, DEA em Eletrônica e Radiocomunicações Microeletrônica CI - Institut National Polytechnique e Doutorado em Informática, opção Microeletrônica - Institut National Polytechnique de Grenoble, França. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica. Ex-vice-presidente da IEEE Circuits and Systems Society. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Computação. Chair do TC10 da IFIP. Pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Microeletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Microeletrônica, CAD, Physical Design, VLSI Design, VLSI CAD, Projetos de Chips Tolerantes a Efeitos da Radiação.

Adenauer Correa Yamin (UCPel)
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UCPel, mestrado e doutorado em Computação pela UFRGS. Com participação em projetos, vem realizando produção científica na área de sistemas distribuídos, com ênfase em aspectos de alto desempenho e ubiquidade. Os principais artefatos pesquisados têm sido ambientes de execução paralelos e distribuídos para grades e nuvens computacionais, middlewares e aplicações conscientes de contexto na computação ubíqua.

Wemerson Delcio Parreira (UCPel)
Possui bacharelado em Matemática e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Modelagem Matemática, com ênfase em Engenharia Elétrica/Eletrônica, atuando principalmente em comunicações e processamento de sinais digitais. Atualmente estuda kernel reprodutivos, filtragem não-linear, filtragem adaptativa e análise de comportamento estocástico. 

Eduardo Antônio Cesar da Costa (UCPel)
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Ciências da Computação pela UFRGS. Pós-doutorado em Microeletrônica pela UFGRS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Microeletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: operadores aritméticos de baixo consumo de potência e arquiteturas dedicadas para Processamento Digital de Sinais. 

Sérgio José Melo de Almeida (UCPel)
Possui graduação em Engenharia Elétrica - Modalidade Eletrônica pela Universidade de Pernambuco, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Engenharia Elétrica pela UFSC. Pós-doutorado em Engenharia Elétrica pela UFSC. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Eletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Filtragem adaptativa, Algoritmos adaptativos e Análise estatística de sinais, teoria de detecção e estimação e projeto de circuitos integrados para processamento digital de sinais.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?